Dúvidas Frequentes FusanPrev

Dúvidas Frequentes FusanPrev

Por que é importante inscrever-se no FusanPrev?

R: Primeiramente porque a Fusan, entidade que administra o FusanPrev não tem fins lucrativos.

Depois porque o plano oferece uma série de vantagens aos participantes e assistidos.

A partir da sua inscrição, a Sanepar também passa a contribuir para o seu plano. Você verá que as contribuições que você faz podem render mais do que a caderneta de poupança e do que os Planos Abertos de Previdência e, ainda são dedutíveis do Imposto de Renda.

O FusanPrev oferece ainda o pagamento de Pecúlio por Morte, concede Auxílios Doença e Acidente do Trabalho, Renda por Invalidez e Pensão por Morte, além da Rendas de Aposentadoria.

O participante ou assistido pode ainda usar a Carteira de Empréstimo sem burocracia, com uma das melhores taxas de mercado, e pode participar da administração da Fusan, candidatando-se para um dos Conselhos da entidade.

Quais são os procedimentos para alterar a contribuição mensal no FusanPrev ou fazer contribuições facultativas?

R.: A alteração de contribuição pode ser efetuada online, via autoatendimento, ou através de formulário físico, preenchido pelos participantes.
O pedido de alteração deve ser feito até o dia 15 de cada mês através da opção online ou presencialmente em nossa Central de Relacionamentos e ou com os Representantes Regionais.
A Fusan fornece o formulário próprio para alteração.
No caso de aportes, não existe limite de depósitos durante o ano.

Você quer saber o valor do seu benefício de Aposentadoria na Fusan?

R.: Entre nos simuladores da Fusan, por meio do autoatendimento e, escolha a opção FusanPrev e finalmente os Simuladores.

O Simulador de Aposentadoria na Fusan apresenta os valores de aposentadoria de acordo com as idades, a partir dos 43 anos.

Assim você pode planejar o valor do seu benefício.

O valor que o INSS pagará quando eu me aposentar interfere no valor do benefício da Fusan?

R.: Não. O benefício da Fusan é desvinculado do INSS.

O que determina o valor do benefício da Fusan?

1) A idade na hora da aposentadoria;

2) O valor da contribuição mensal para o plano;

3) A rentabilidade que o plano ganha ao investir o patrimônio.

Então é fácil concluir que:

1) quanto maior for a idade na hora da aposentadoria, melhor o valor da renda;

2) quanto maior o valor da contribuição, melhor o valor da renda;

3) quanto maior a rentabilidade do plano, melhor o valor da renda.

É possível aumentar o valor da minha aposentadoria a ser concedida pelo FusanPrev?

R: Sim. A forma é aumentar a contribuição para o plano. Os valores das Rendas Mensais Vitalícias Normais e Antecipadas (aposentadoria) são determinados pela dos saldos nos Fundos Individuais e Patronais e aplicação do Fator Atuarial.

Os saldos dos Fundos são formados por contribuições e rentabilidade, assim, quanto mais o participante contribuir, ou quanto mais tarde for o pedido da aposentadoria e quanto mais render as aplicações que a Fusan faz, maior será o benefício mensal.

É possível ver meu contracheque na internet ?

R.: Se você é aposentado ou pensionista da Fusan acesse o seu contracheque diretamente pelo site. É muito simples: basta clicar na opção autoatendimento, preencher os campos com CPF e senha, escolher \”contracheque aposentado/pensionista\”. Você pode também conferir os 12 últimos pagamentos recebidos da Fusan.

Como são tributadas as rendas pagas pelo FusanPrev?

R: A tributação ocorre em obediência às normas da Receita Federal e mediante a aplicação da tabela do imposto de renda vigente na data do pagamento.

A tributação das Rendas e do Resgate de Contribuição são diferentes e dependem da opção que o participante fez, no caso pelo Imposto Progressivo ou Regressivo.

Em que ocasião os benefícios do FusanPrev são reajustados?

R: De acordo com o Regulamento, os benefícios são reajustados sempre em novembro de cada ano e de acordo com o INPC acumulado entre novembro do ano anterior e outubro do ano do reajuste.

Os benefícios iniciados há menos de 1 (um) ano recebem o reajuste proporcional, para os demais o reajuste é integral.

O que é Pecúlio por Morte?

O pecúlio é um benefício de pagamento único, concedido pelo FusanPrev aos beneficiários do participante ou aposentado que venha a falecer.

Quem pode ser beneficiário do Pecúlio por Morte?

Podem ser beneficiárias do pecúlio por morte as pessoas que forem indicadas em formulário preenchido e assinado pelo participante ou aposentado, podendo, inclusive, haver valores diferentes entre os beneficiários por meio de indicação de percentual individual.

As indicações de beneficiários para o recebimento de pecúlio podem ser alteradas a qualquer tempo. No site das Fundações encontra-se disponível o recadastramento através do autoatendimento,  FusanPrev, Recadastramento de Pecúlio por Morte.

Participantes afastados por doença ou aposentadoria e as Pensionistas têm direito ao 13º benefício?

R: Sim. O regulamento do FusanPrev prevê o pagamento de treze rendas no ano. A 13ª renda é chamada de Abono Anual.

Quem tem direito ao Abono Anual?

Tem direito ao Abono quem tiver recebido durante o ano, por um período superior a 14 dias, o benefício de Auxílio Doença, de Acidente, Pensão por Morte ou Renda Mensal de aposentadoria. Para aposentados e pensionistas o abono é pago no mês de dezembro, já para os participantes em auxílio o abono é pago no término do benefício ou, para quem permanece afastado, no dia 30 de janeiro de cada ano.

Receber benefício de falecidos é crime?

R: A fraude na previdência, dependendo da forma como é praticada, pode ser denominada como estelionato previdenciário. Ou seja, é um ato delituoso, mediante ardil (meio astucioso para \”tirar vantagem\”), com a deliberada intenção de lesar a previdência. Uma das mais graves é continuar recebendo o benefício de pessoas já falecidas, sem a necessária e devida comunicação.

Também é considerada fraude não comunicar a perda de um direito, como, por exemplo, o casamento de um dependente antes de completar a maioridade, a interrupção da freqüência de curso superior antes de completar 24 anos (caso específico do FusanPrev), e a emancipação.

No caso da renda mensal vitalícia, que descontos terei em meu contracheque?

R: Conforme o plano de custeio vigente sobre a sua renda mensal você pagará de taxa de administração e contribuição para benefícios de risco (Pecúlio e Pensão por morte). Destaca-se que estes valores são estabelecidos anualmente e podem apresentar variações. Além destes valores, poderão ser lançadas outras  contribuições  conforme  definido  em  plano  de custeio, bem como imposto de renda, mensalidade do SaneSaúde, associações, seguros, entre outros.

Dúvidas Empréstimos

Você já notou as vantagens de realizar um empréstimo na Fusan?

R.: Periodicamente pesquisamos as taxas adotadas por outras Fundações e Instituições Financeiras e procuramos manter linhas de crédito acessíveis a todos os participantes, sem burocracia, com maiores prazos e custos inferiores aos praticados pelo mercado e respeitando os limites impostos pela legislação. Além da nossa taxa praticada continuar competitiva e mais vantajosa para os participantes em relação ao mercado, a médio e longo prazo, os empréstimos efetuados fazem parte da carteira de investimentos do FusanPrev. Portanto, devem obrigatoriamente apresentar rentabilidade compatível com a meta atuarial, para remunerar adequadamente o saldo da conta de cada participante, para atender as expectativas de renda na aposentadoria. Importante destacar que ao realizar um empréstimo na Fusan, não são cobradas taxas de análise e abertura de crédito ou oferecidos outros produtos, que normalmente são práticas adotadas pelas instituições financeiras e que encarecem o custo efetivo do empréstimo.

No empréstimo, o que é o líquido consignável?

R.: Líquido consignável é o valor máximo da parcela mensal do empréstimo que pode ser descontado no contracheque. Esse valor é definido pela Sanepar, em cumprimento à Lei 10.820/2003 e ao Decreto 4.840/2003, que dispõem sobre a autorização de descontos de prestações em folha de pagamento. Deste modo, a liberação do empréstimo pela Fusan depende que a prestação mensal tenha um valor inferior ou igual ao limite do líquido consignável definido pela Sanepar.

No caso de empréstimo, os dependentes têm de pagar o saldo devedor em caso de falecimento do participante?

R.: Não. No falecimento do participante, o empréstimo é quitado por meio de Fundo de Risco, o qual é formado por meio da cobrança da Taxa de Risco. Esta taxa faz parte da composição da parcela de empréstimo cobrada mensalmente.

Como funciona o empréstimo simples na Fusan para aposentados e pensionistas?

R: O que muda em relação aos participantes ativos é a base de cálculo que determina o limite a ser emprestado, que passa a ser de 11,0 vezes o valor do benefício que o solicitante recebe do FusanPrev. OBS: Se você já tem um empréstimo e vai se aposentar, verifique junto à Fusan qual a renda mensal de benefício que você receberá e o saldo devedor do empréstimo que você possui, pois como a base de cálculo, mudará o seu saldo devedor que poderá ficar incompatível

Por que no contrato que assinamos não estão preenchidos os valores do empréstimo?

R – O contrato não tem prazo de validade determinado, ou seja, sempre que reutilizar novo empréstimo não haverá necessidade de nova assinatura, a não ser que mude a indicação do avalista ou haja alteração de uma cláusula contratual.

Quais são os Limites de Empréstimo na Fusan?

R: Os limites são definidos de acordo com as normas da Entidade e estão sujeitos também a uma limitação definida pela Sanepar, em cumprimento à lei 10.820/2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações de empréstimos em folha de pagamento, estabelecendo desconto mensal máximo.

Tempo de Contribuição no FusanPrev Limite em Remuneração
01 ano 4,0
01 ano até 02 anos 6,0
02 anos até 03 anos 8,0
03 anos até 04 anos 10,0
04 anos até 05 anos 12,0
05 anos até 10 anos 14,0
Acima de 10 anos até 20 anos 22,0

OBS: Os limites estão vinculados ao líquido consignável determinado pela Sanepar, podendo sofrer restrições.