Novas regras da Receita Federal para reembolso de consultas médicas

Novas regras da Receita Federal para reembolso de consultas médicas

Novas regras da Receita Federal para reembolso de consultas médicas

Agora, para solicitar reembolso de consultas com médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais de saúde, não credenciados, você precisa de um documento novo: o Receita Saúde. A exigência da Receita Federal é aplicada a esses profissionais de saúde pessoa física, desde 1º de janeiro de 2025.

O que é o Receita Saúde?
É um recibo eletrônico que o profissional de saúde precisa emitir na hora do atendimento. Ele serve para comprovar que você pagou pela consulta e facilita o processo de reembolso.

Como conseguir o Receita Saúde?

  • O profissional emite: o médico ou outro profissional de saúde emite o recibo pelo aplicativo da Receita Federal.
  • Você consulta: você também pode acessar o aplicativo e ver todos os seus recibos.

Por que isso é importante?

  • Reembolso: com o recibo, você pode pedir o reembolso do valor da consulta ao seu plano de saúde.
  • Imposto de Renda: o recibo também ajuda na declaração do Imposto de Renda.

O que precisa estar no recibo?

  • Seus dados (CPF);
  • Os dados do profissional de saúde;
  • A data da consulta e do pagamento;
  • O valor pago.

Importante:

  • Profissional regular: só profissionais de saúde registrados perante o seu respectivo conselho profissional, podem emitir o recibo.
  • Na hora do pagamento: o recibo deve ser emitido no mesmo dia que você pagar a consulta.
  • Pagamento parcelado: se você pagar em várias vezes, precisa de um recibo para cada pagamento.

Lembre-se:
Se você for pedir reembolso, mostre o recibo para o seu plano de saúde. O Receita Saúde é um documento importante para quem faz consultas médicas e quer pedir reembolso. Ele facilita a vida tanto para você quanto para o profissional de saúde. Solicite seu recibo aos profissionais de saúde.

Dúvidas?
Consulte o aplicativo da Receita Federal ou fale com a Central de Relacionamento da Fundação Sanepar.

Últimas notícias

Problemas técnicos na central telefônica

Informamos que estamos enfrentando problemas técnicos em nossa central telefônica. Nossa equipe já está trabalhando...

Aprovado Regulamento do Plano Viva Mais Multi Prefeituras

A Fusan, comprometida com o bem-estar e as necessidades dos seus participantes, está constantemente atualizando...