Informamos que o SaneSaúde, por ser um plano de saúde suplementar de autogestão e sem fins lucrativos, é diferente dos planos abertos regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por essa razão, o percentual de reajuste limite de 6,06% autorizado pela ANS para este ano não se aplica ao nosso plano.
O reajuste de 8,50% aplicado ao SaneSaúde é referente às despesas do plano e é um reflexo do cenário atual da saúde suplementar, que enfrenta desafios como:
- Longevidade da população: O aumento da expectativa de vida resulta em uma maior utilização dos serviços de saúde.
- Aumento na frequência de uso: Aumentou a busca por consultas, exames e procedimentos.
- Incorporação de novas tecnologias: Novas e mais avançadas tecnologias médicas, apesar de benéficas, possuem custos elevados.
- Envelhecimento da base de beneficiários: A falta de novos beneficiários em faixas etárias mais jovens intensifica o envelhecimento da nossa base, o que impacta diretamente o custo assistencial.
Esses fatores, somados, impactam a sustentabilidade do nosso plano e exigem um reajuste para a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.
Transparência
Para reforçar a transparência e o diálogo com os beneficiários, durante a Jornada do Cuidado e da Conexão, das Fundações Sanepar, o Diretor-Presidente Rafael Stec justificou os motivos do reajuste a todos os beneficiários dos planos, em reuniões com ativos e assistidos em 19 cidades do Paraná até o momento.
Nosso compromisso
A Fundação Sanepar reforça seu compromisso em buscar, de forma incansável, melhorias na rede credenciada e em todos os serviços oferecidos, visando sempre o bem-estar dos Saneparianos e de seus familiares.
Agradecemos a sua compreensão.