Com o tema “É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós”, uma frase inspiradora de José Saramago, as Fundações Sanepar realizaram seu segundo workshop de planejamento estratégico. O evento, que reuniu gestores e diretores, teve como objetivo principal aprofundar a visão sobre os rumos da organização e definir as prioridades para o próximo ano.
O encontro foi organizado pela Gerência de Gestão Estratégica (GGE) e aconteceu na última sexta-feira, 3 de outubro, na Casa da Cultura d’Água da Sanepar, em Piraquara.
O professor Marciano Cunha conduziu a dinâmica do workshop, desafiando os gestores a trazerem percepções de suas equipes, baseadas no conceito de Trimembração Social:
- Cultural-Espiritual: focando nos valores, na identidade e na missão das Fundações Sanepar.
- Social-Relacional: abordando as relações internas e externas, o clima organizacional e a interação entre as pessoas.
- Econômico-Operativo: tratando da eficiência, da gestão de recursos e da sustentabilidade financeira.
Após um dia de intensas discussões e troca de ideias, os participantes já deram os primeiros passos para definir os principais focos para 2026. A equipe da GGE reforça que o trabalho de planejamento continuará com as equipes e Conselhos, pois é um processo contínuo e bem estruturado para alcançar os objetivos.
De acordo com Rafael Stec, Diretor-Presidente, “O resultado do encontro foi uma reflexão coletiva riquíssima. Saímos com os primeiros rascunhos de um plano sólido para 2026. Este é apenas o começo de um processo contínuo, e o comprometimento de todos é fundamental para que ele seja bem-sucedido”.
As Fundações agradecem a Sanepar por ceder a Casa da Cultura d’Água, um espaço que proporcionou um ambiente ideal para este importante evento.







