FusanPrev tem nova Taxa de Juros Atuarial

FusanPrev tem nova Taxa de Juros Atuarial

not-fusanprev

FusanPrev tem nova Taxa de Juros Atuarial

No dia 1º de janeiro de 2022 passou a valer a nova taxa de juros atuarial no plano previdenciário FusanPrev. A taxa que era de 5,25% passou para 4,98%. A redução da taxa foi necessária para adequar o plano ao parâmetro legal estabelecido pela Previc na Portaria nº 228/2021.

Os limites para a taxa de juros são fixados anualmente pela Previc. A redução realizada foi analisada pelo Conselho Fiscal e aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fusan.

Destaca-se ainda, que esta medida busca também adequar o plano ao retorno do mercado financeiro que está fortemente prejudicado pela pandemia da Covid-19.

O que muda com a nova taxa atuarial de 4,98% para os participantes?

A partir de janeiro do ano corrente, a principal mudança ocorrerá na concessão dos benefícios previdenciários. Os participantes que fizerem requerimento de benefício terão suas rendas calculadas pela aplicação do novo fator atuarial que combina expectativa de sobrevida com taxa de juros. Na prática ocorrerá uma redução no valor do benefício da ordem de 2,5% a 3,0%, a depender da idade e da data do requerimento.

E o que muda para os assistidos?

Neste momento, nada muda para os assistidos do plano. Eles continuarão a receber seus benefícios normalmente.

Destaca-se que a redução da taxa de juros da meta atuarial não afetará o valor bruto dos benefícios de aposentadoria, porém, nos próximos anos, a depender da rentabilidade dos investimentos poderá haver aumento das contribuições, devido ao acréscimo no compromisso do plano.

Importante: Após 20 de janeiro o simulador de rendas do site das Fundações estará projetando benefícios com a nova meta atuarial.

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...