O Governo do Estado do Paraná publicou o Decreto nº10.530 em 16 de março, que estabelece novas medidas para uso da máscara facial, dois anos após a Organização Mundial de Saúde decretar a pandemia do novo coronavírus.
A queda da taxa de transmissão permitiu retirar a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais abertos.
Com exceção dos menores de 12 anos, o uso da máscara ainda continua obrigatório nas seguintes condições:
• Em ambientes fechados;
• Pontos de ônibus, terminais e rodoferroviária;
• Todos os cidadãos com sintomas respiratórios, em ambientes abertos e fechados.
A prefeitura de Curitiba recomenda que pessoas imunossuprimidas (aquelas que realizam tratamento de câncer, transplantadas, que realizam diálise, entre outros) e todos que quiserem, continuem utilizando as máscaras em situações que não seja possível manter distanciamento social, mesmo em locais abertos.
Vale lembrar que o avanço da vacinação contra a Covid-19, permitiu a desaceleração da pandemia no estado do Paraná, portanto, mantenha sua carteira de vacinação em dia e tome todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Diante disso, cumprindo o nosso propósito de cuidar de pessoas, proporcionando bem estar e segurança, as Fundações Sanepar mantém a obrigatoriedade de uso das máscaras nas suas dependências e solicita a todos que continuem utilizando também em outros locais fechados.