A última reunião dos conselhos da Fusan foi de extrema importância e com muitos assuntos a serem tratados. A reunião do Conselho Fiscal ocorreu na última sexta-feira, 17, às 08h30. Já o Conselho Deliberativo, no mesmo dia, às 13h.
Fique por dentro dos principais assuntos tratados:
Conselho Fiscal
Além da apreciação das atas da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo de novembro para conhecimento das decisões tomadas, também foi analisado o Relatório Gerencial e a deliberação sobre o balanço e os resultados de novembro, com informações dos planos previdenciários, investimentos e da gestão administrativa, assim como aprovados os balanços e resultados da Fusan.
O conselho também elaborou parecer sobre a taxa de juros atuarial do FusanPrev. A taxa de juros e rentabilidade mínima que deve ser obtida na aplicação dos investimentos, para cumprimento dos compromissos futuros.
Ao final, foi definido o cronograma de reuniões de 2022, assim como os temas que serão tratados no próximo ano.
Conselho Deliberativo
O conselho iniciou a reunião apreciando as atas da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal de novembro para conhecimento das decisões tomadas. Na sequência analisou o Relatório Gerencial, o balanço e os resultados de novembro.
Também foi aprovada a atualização do Manual de Investimentos e Controle de Riscos da Fusan, que tem como objetivo descrever os procedimentos de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados.
Na ocasião também foram aprovadas as Políticas de Investimentos do FusanPrev, Viva Mais Previdência, Viva Mais Multi Prefeituras e de Gestão Administrativa – PGA, referente ao período 2022 a 2026 e também aprovação da taxa de juros atuarial do FusanPrev.
O conselho também aprovou o estudo de segregação dos ativos do FusanPrev, processo que visa a segregação do patrimônio e a apuração das rentabilidades específicas para a parte de Contribuição Definida – CD (capitalização) e a parte de Benefício Definido – BD (mutualista) do plano de Contribuição Variável – CV, com objetivo de adotar melhores práticas, melhorias no gerenciamento dos riscos, entre outras.
Entre os últimos assuntos tratados, mas também de muita relevância:
Aprovação dos Orçamentos dos planos de previdência administrados pela Fusan, Regulamento do Plano de Gestão Administrativa – PGA de 2022, aprovação da Nota Técnica Contábil do Cálculo de Cotas e da Rentabilidade do Viva Mais Multi Prefeituras, assim como do Plano de Custeio do plano para Foz do Iguaçu e São Mateus do Sul – PR.
Além disso, foi aprovado o regulamento do plano setorial instituído Viva Mais Previdência e também sobre a nova estrutura organizacional que está sendo projetada pela Fusan.