O lançamento da parceria entre o ICSS e a Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – para certificar dirigentes no segmento de saúde foi destacado pelo Presidente da Unidas, Anderson Mendes, no 25° Congresso Internacional da instituição, nesta quarta-feira (16/11). O evento foi prestigiado pelo Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, e por Cláudia Trindade, representante da Associação na Comissão Mista mantida com a Unidas.
Em sua fala na abertura, o Presidente da Unidas afirmou a importância da qualificação e da capacitação de todos os gestores da saúde suplementar, sendo a certificação uma confirmação dessas competências dos dirigentes do segmento.
Aproveitamento de sinergias – Cláudia Trindade conta que a proposta de parceria com o ICSS para a certificação nasceu no colegiado. Essa comissão tem o objetivo de identificar sinergias e promover iniciativas entre as duas associações.
A negociação durou mais de 1 ano e ultrapassou os entraves gerados pelo contexto emergencial da pandemia de covid-19. Recentemente, a proposta foi aprovada pela Diretoria e pelo Conselho Deliberativo da associação do segmento de autogestão em saúde. ¨Com a assinatura do convênio entre ICSS e Unidas, será formatado todo o processo para começar essa certificação¨, afirma Cláudia.
Outras parcerias – A representante da Abrapp na comissão mista com a Unidas observa que a parceria para a certificação de dirigentes incrementa o relacionamento entre as duas associações, que já tem um histórico de sucesso em iniciativas conjuntas.
Um exemplo é a inclusão do curso ¨Aprendendo com o Padrão Disney de Excelência¨, realizado pela UniAbrapp, na plataforma educacional Campus Unidas, que teve bastante demanda. ¨Nossa ideia é plugar mais treinamentos da Universidade em parceria com o Campus Unidas¨, destaca Cláudia.
Outro caso de bom aproveitamento dessas sinergias é a Pesquisa Salarial 2022, coordenada pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp. Nesta edição, a Pesquisa teve a participação de 15 operadoras da Unidas.
(Fonte: Blog Abrapp)