Para entender como se dá o equilíbrio no FusanPrev, precisamos entender que a gestão de um plano de previdência é realizada por meio do ajuste constante de duas variáveis que se alteram de forma contínua ao longo do tempo.
- A longevidade, pois o aumento da expectativa de vida significa que ocorre um aumento do tempo de pagamento que o plano deverá realizar. Exemplificando se a expectativa de vida de um aposentado aumenta de 75 para 80 anos, o Plano precisa alongar o pagamento da renda por mais 5 anos, o que implica em obter retornos financeiros maiores nos investimentos ou em ajustar o valor do benefício mensal.
/ - Retorno dos Investimentos: a economia de um país e do mundo apresenta variações constantes, em função de crises, guerras, pandemias e outros fatores que afetam a rentabilidade dos investimentos e consequentemente que podem tornar necessário o ajuste do valor dos benefícios pagos em função da rentabilidade obtida com as aplicações.
Para avaliar a evolução destes dois itens e a necessidade de ajustes para que se mantenha o equilíbrio e o objetivo de pagar mensalmente o benefício, é utilizado um indicador chamado de solvência. Este indicador mede o volume de dinheiro que o Plano tem em relação ao compromisso de pagamento de benefícios, considerando todos os pagamentos a serem realizados ao longo do tempo.
Sempre que ocorre o aumento da expectativa de vida ou mudanças na rentabilidade, ocasionadas por crises econômicas, a solvência varia, sendo muitas vezes necessário ajustar o valor dos benefícios para alcançar novamente o equilíbrio.
Em um mundo em que o aumento da expectativa de vida é constante e o retorno dos investimentos apresenta grandes variações em poucos meses, é importante que todos tenham consciência que ajustes no valor do benefício de aposentadoria com a aplicação de contribuições poderá se tornar mais constante nos próximos anos.