Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que acontece com o seu empréstimo na Fusan quando ocorre uma inflação negativa (deflação)

Entenda o que acontece com o seu empréstimo na Fusan quando ocorre uma inflação negativa (deflação)

Entenda o que acontece com o seu empréstimo na Fusan quando ocorre uma inflação negativa (deflação)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou queda nos meses de Julho e Agosto de 2022, ou seja apresentou deflação.

Desde o início da série histórica, em abril de 1979, a variação do mês de julho foi a menor já registrada, -0,62%. A queda seguiu também em Agosto e fechou o mês em -0,31%. Esses resultados devem-se principalmente à redução dos preços dos combustíveis e da energia elétrica.

O plano FusanPrev disponibiliza aos seus participantes, seis modalidades de empréstimos, sendo elas de Curto Prazo com taxas pré-fixadas, que variam entre 1% a.m. e 1,2% a.m., e pós-fixada de Longo Prazo (Simples) com taxa de juros de 0,80% a.m. + a inflação (INPC).

O INPC tem por objetivo manter o poder de compra do dinheiro, é o fator preponderante que afeta diretamente a amortização do saldo devedor dos empréstimos concedidos na modalidade SIMPLES. Outro fator que está diretamente relacionado à amortização é o prazo de pagamento, ou seja, quanto mais extenso for o prazo, mais tempo demandará para o saldo devedor baixar e o participante ficará mais exposto às volatilidades do INPC.

Confira no quadro abaixo um exemplo do impacto da inflação negativa (deflação) no empréstimo na modalidade simples:

 

Note que nesse exemplo, nos meses em que o INPC foi negativo houve um abatimento (amortização) maior da dívida.

Enfatizamos que os empréstimos consignados concedidos aos participantes e assistidos do plano FusanPrev são uma modalidade de investimento, ou seja, todo o rendimento proveniente de juros e correção é revertido aos participantes por meio da atualização do saldo dos fundos individual e patronal, já que a Fusan não tem fins lucrativos.

Lembre-se: sempre avalie a real necessidade de contrair um empréstimo e compare todas as condições oferecidas nas Instituições Financeiras ou Sindicatos de classe.

Últimas notícias

Expediente – Carnaval

Em virtude do feriado de carnaval não haverá expediente nas Fundações nos dias 12 e...

Telemedicina – Novas especialidades no Sane +

Agora o Sane+, atendimento via telemedicina está com novas especialidades! Você já ouviu falar do...