Eduardo Dornelas
“Caros participantes dos planos de previdência sob responsabilidade da FUSAN – Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social. Meu nome é Eduardo Dias Dornellas, bacharel em Administração (FACET), com exercício da atividade profissional no IDR-Paraná (EMATER). Possuo mestrado em Planejamento e Governança Pública (UTFPR), especialização em Sociologia Política (UFPR), especialização em Administração Pública (UEPG), técnico em Informática (Bagozzi) e técnico em Agropecuária (EAFMG), com publicações de trabalhos técnicos, artigos científicos, autoria e coautoria de livros nas áreas de finanças públicas, planejamento e desenvolvimento urbano regional.
Na área de Previdência Complementar, possuo certificação pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (2016 a 2024) e como conselheiro deliberativo e fiscal participei de inúmeros eventos de qualificação e capacitação, com destaque ao curso de Capacitação para Conselheiros de Fundos Pensão e o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos, pela PREVIPAR.
Ingressei na EMATER como extensionista municipal em Adrianópolis (1991 a 2000), depois em Itaperuçu (2000 a 2002) e posteriormente como assessor técnico regional na região de Curitiba (2003 a 2005). Neste período fui colaborador da Fundação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná – FUNTAPAR, como secretário-executivo e coordenador do curso de especialização em pós colheita em fruticultura e olericultura.
No período de 2005 a 2008 desempenhei as funções de secretário de Administração, assessoria de Gabinete, de controle interno, conselheiro titular e suplente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, do Programa de Voluntariado Paranaense – PROVOPAR e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância – APMI,
ambos no município de Adrianópolis. De 2008 a 2010, assumi funções na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, como chefe do núcleo de Curitiba – região metropolitana – RMC. Neste período exerci as funções de diretor presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná – ATAEPAR e diretor administrativo do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná – SINTEA-PR.
No período de 2010 a 2011, assumi a função de coordenador regional administrativo na regional de Paranaguá, no Instituto EMATER, com atuação nas áreas de finanças, patrimonial, gestão de pessoas e de contratos. De 2012 a 2018 desempenhei funções na unidade estadual de recursos humanos, especificamente na folha de pagamento e coordenação de relações de trabalho. Assumi funções gerenciais de Recursos Humanos no Instituto-EMATER, posteriormente IDR-Paraná (2018 a 2023), o qual desempenho atualmente atividades profissionais na área de energias renováveis e conectividade rural. Neste período de 2014 a 2022, desempenhei funções no conselho fiscal e no conselho deliberativo da Fundação de Previdência do IDR-Paraná – IAPAR – EMATER e no conselho consultivo do FGTS – seção Paraná, como representante dos usuários e empregadores.
Plano de Trabalho para atuação no Conselho da FUSAN
O conselho fiscal é o órgão de fiscalização, controle e orientação da FUSAN. Cabe ao conselheiro eleito a função de zelar pela idoneidade e eficácia da gestão patrimonial, bem como:
- examinar, dar parecer e aprovar as demonstrações contábeis;
- coordenar o planejamento e a execução dos trabalhos da auditoria externa;
- analisar e aprovar os relatórios dos trabalhos da auditoria;
- examinar os livros e documentos da FUSAN;
- acusar as irregularidades verificadas, sugerindo medidas saneadoras;
- manifestar sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios previdenciários às normas em vigor e às políticas de investimentos, em especial sobre a rentabilidade, custos e controle de riscos, sem prejuízo dos demais aspectos relativos à gestão dos referidos recursos;
- comparecer às reuniões do conselho deliberativo, bem como da diretoria executiva, quando convocado;
- acompanhar e controlar a execução orçamentária e os indicadores de gestão das despesas administrativas, bem como as avaliações das metas estabelecidas para os indicadores de gestão, em consonância com os normativos legais vigentes.
Neste conjunto de atribuições, na condição de conselheiro fiscal eleito pretendo representar a todos os participantes ativos e assistidos da FUSAN, atuando em consonância às práticas de compliance e governança corporativa.”
Roque Wilson Sanchez Siqueira
“Chamo-me Roque, sou bacharel em Ciências Contábeis, especialista na área financeira com MBA em Inteligência Financeira, com conhecimento na área de Negócios, Administração e Direito. Trabalho na Sanepar a 12 anos, passando pela Assessoria de Planejamento Econômico-Financeiro e Contabilidade, agregando conhecimento e contribuindo em vários processos, tarefas e sistemas. Atualmente estou na GPF-Gerência de Planejamento Financeiro, gestionando o processo orçamentário e consolidando o Plano de negócios da Sanepar.
Hoje me apresento a você como candidato ao Conselho Fiscal da Fusan e pretendo com responsabilidade controlar e orientar a gestão patrimonial, aplicando as práticas de prevenção e atuando na sustentabilidade e perenidade dos planos previdenciários, por meio da fiscalização das contas, acompanhando a execução orçamentária, emitindo opiniões e recomendações. Obrigado.”