Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Candidatos ao Conselho Deliberativo da Fusan

Candidatos ao Conselho Deliberativo da Fusan

Gustavo Adolfo Gomes Scholz

“Caros Participantes dos Planos de Previdência sob responsabilidade da FUSAN – Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social. Meu nome é Gustavo Scholz e sou Engenheiro Agrônomo do IDR-Paraná desde 1991. Iniciei na extinta EMATER na função denominada de Extensionista Municipal em São Mateus do Sul (1991 a 1995). Exercemos também as funções de Coordenador Regional e Gerente Regional na Região de União da Vitória entre 1995 a 2007.

No ano de 2008 a 2009 estivemos na função de Coordenação do Comitê Regional da Bacia do Médio Iguaçu, ao mesmo tempo exercemos a função de Conselheiro Fiscal, eleito pelos participantes, na Fundação de Previdência da EMATER – FAPA.

No período entre 2009/2010, agora em Curitiba, pudemos exercer as funções de Diretor de Seguridade e Administração. Retornando à patrocinadora exercemos posteriormente as funções de Coordenador Estadual, além de na sequencia ser eleito pelos participantes, por dois períodos no Conselho Fiscal e depois no Conselho Deliberativo.

Somos Pós-Graduado pela UFPR – Especialista em Desenvolvimento Rural (UFPR), Especialista em Proteção de Plantas (Universidade Federal de Viçosa  – MG) e Especialista em Gestão pela Qualidade (PUC-PR). Em 2014 obtivemos o título de Mestre em Planejamento e Governança na Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR. O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPPGPGP) – conceito 4 na avaliação da Capes.

Na área de Previdência Complementar, possui certificação pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Como Conselheiro participamos de inúmeros Eventos e Curso de Formação. Como destaque a Capacitação de Conselheiros Fiscais – CGPC 13, Formação para Conselheiros de Fundos Pensão pela PREVIPAR, Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos e o de CPA 20 – Preparatório Certificação ANBID.

Outras atividades: Membro da Diretoria da Associação de Funcionários da FAE-AFA e membro da Diretoria Executiva do Sindicato dos Engenheiros do Paraná – SENGE.

Plano de Trabalho para atuação no Conselho da FUSAN

O Conselho Deliberativo é o órgão de deliberação e orientação superior da FUSAN. Cabe aos Conselheiros eleitos a funções de:

  • Debater e fixar objetivos e políticas para a Fundação;
  • Debater e estabelecer diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração da Fundação;
  • Atuar com responsabilidade e zelo para o cumprimento das atribuições estatutárias;
  • Participar e colaborar com as reuniões do CD bem como com seus membros e Diretoria Executiva;
  • Contribuir para o fortalecimento Fundação;
  • Servir de elo entre os participantes e assistidos do conjunto de Planos de Previdência Complementar sob gestão da FUSAN, em especial aos Planos GERA e Plano Misto FAPA.

Como Conselheiro, se eleito teremos os deveres de:

Participar das reuniões e demais atividades de competência do CD, além de deliberar sobre os assuntos tratados e votar. Além disso devemos solicitar a inclusão de matéria em pauta bem como propor ou requerer esclarecimentos necessários à melhor apreciação e votação das matérias de competência do Conselho Deliberativo.

Ainda, deveremos, se chamados, integrar comissões especiais, comitês ou grupos de trabalho, relatar matérias, processos e expedientes além de elaborar pareceres. Finalmente cabe o desenvolvimento de outras atividades atribuídas pelo Presidente do Conselho Deliberativo além de zelar pela proteção dos dados pessoais aos quais tenham acesso e fomentar a cultura de privacidade.”


Helcio Alexandre Rodrigues Zilotti

“Hélcio Alexandre Rodrigues Zilotti, atualmente engenheiro eletricista na GGSO/GRCA, possui formação básica no curso de engenheiro eletricista, com especializações em: “Planejamento e Gestão na Organização Pública”; “Direção de Empresas”; “Mestrado em Energia na Agricultura” e demais cursos de “Desenvolvimento em gestão, planejamento, sistemas de coordenação de atividades técnicas, financeiras, econômicas e operacionais. Deseja-se contribuir com uma fundação mais ativa, promissora a um desenvolvimento financeiro maior a todos os contribuintes, com forte apoio para as decisões de um plano de Gestão da FUSAN, gestão está que deve contribuir com a responsabilidade de novos desafios e riscos que o cenário atual demanda, com maior assertividade, rentabilidade, crescimento sustentável e buscando uma maior satisfação de todos os associados, voltados para um Sociedade futura melhor e maior a todos. Peço o seu engajamento nesta proposta e a confirmação que terão um representante para atender as vossas demandas com uma dinâmica maior de respostas e melhorias sobre a segurança social de nossa Fundação, para um crescimento e ampliação de resultados melhores e maiores a todos! Vamos cuidar juntos de nossa Fusan!  Agradeço antecipadamente vossa atenção com Fé e Esperança de ótimos resultados futuros!”


Joel Keller

“Sou candidato à vaga de Conselheiro Deliberativo da FUSAN, sou bacharel em Ciências Contábeis com especializações em Controladoria e Auditoria. Trabalho na Sanepar há 30 anos, sendo 16 anos em atividades administrativas e 14 anos como auditor interno da Companhia.

Participei como presidente do Conselho Fiscal da FUSAN, eleito pelos empregados da Sanepar no período de 2020 a 2024, atuando com a responsabilidade de zelar pela idoneidade e eficácia da gestão patrimonial.

Acredito ter muito a contribuir no Conselho Deliberativo, no que diz respeito a exercer a responsabilidade de zelar pela nossa FUSAN de forma rigorosa, com atenção e olhar crítico, sem nunca deixar de lado a isenção e autonomia, colocando minha experiência a disposição, adquirida no desempenho da função de auditor na área de Auditoria Interna da Sanepar.

Está entre os meus compromissos assumidos desempenhar com exatidão o papel de Conselheiro, de forma imparcial, independente, ético e proativo, tendo uma postura crítica e vigilante na realização da minha função, e assim, implementando melhorias na gestão, principalmente em momentos difíceis que possam ocorrer com o nosso país, que acabará se refletindo na nossa entidade, e qualquer decisão mal planejada ou precipitada, poderá afetar nossos recursos, que é nossa esperança financeira para o futuro. Além disso, me comprometo a atuar com profissionalismo e transparência, trabalhando para impedir que as possibilidades de possíveis deficiências se convertam em perdas, pois estarei lá representando interesses comuns, inclusive o meu, como provável e futuro aposentado.

Peço seu voto para Conselheiro da FUSAN, por minha trajetória na Sanepar e minha seriedade na execução dos trabalhos e responsabilidade profissional.”