Gustavo Adolfo Gomes Scholz
“Caros Participantes dos Planos de Previdência sob responsabilidade da FUSAN – Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social. Meu nome é Gustavo Scholz e sou Engenheiro Agrônomo do IDR-Paraná desde 1991. Iniciei na extinta EMATER na função denominada de Extensionista Municipal em São Mateus do Sul (1991 a 1995). Exercemos também as funções de Coordenador Regional e Gerente Regional na Região de União da Vitória entre 1995 a 2007.
No ano de 2008 a 2009 estivemos na função de Coordenação do Comitê Regional da Bacia do Médio Iguaçu, ao mesmo tempo exercemos a função de Conselheiro Fiscal, eleito pelos participantes, na Fundação de Previdência da EMATER – FAPA.
No período entre 2009/2010, agora em Curitiba, pudemos exercer as funções de Diretor de Seguridade e Administração. Retornando à patrocinadora exercemos posteriormente as funções de Coordenador Estadual, além de na sequencia ser eleito pelos participantes, por dois períodos no Conselho Fiscal e depois no Conselho Deliberativo.
Somos Pós-Graduado pela UFPR – Especialista em Desenvolvimento Rural (UFPR), Especialista em Proteção de Plantas (Universidade Federal de Viçosa – MG) e Especialista em Gestão pela Qualidade (PUC-PR). Em 2014 obtivemos o título de Mestre em Planejamento e Governança na Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR. O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPPGPGP) – conceito 4 na avaliação da Capes.
Na área de Previdência Complementar, possui certificação pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Como Conselheiro participamos de inúmeros Eventos e Curso de Formação. Como destaque a Capacitação de Conselheiros Fiscais – CGPC 13, Formação para Conselheiros de Fundos Pensão pela PREVIPAR, Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos e o de CPA 20 – Preparatório Certificação ANBID.
Outras atividades: Membro da Diretoria da Associação de Funcionários da FAE-AFA e membro da Diretoria Executiva do Sindicato dos Engenheiros do Paraná – SENGE.
Plano de Trabalho para atuação no Conselho da FUSAN
O Conselho Deliberativo é o órgão de deliberação e orientação superior da FUSAN. Cabe aos Conselheiros eleitos a funções de:
- Debater e fixar objetivos e políticas para a Fundação;
- Debater e estabelecer diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração da Fundação;
- Atuar com responsabilidade e zelo para o cumprimento das atribuições estatutárias;
- Participar e colaborar com as reuniões do CD bem como com seus membros e Diretoria Executiva;
- Contribuir para o fortalecimento Fundação;
- Servir de elo entre os participantes e assistidos do conjunto de Planos de Previdência Complementar sob gestão da FUSAN, em especial aos Planos GERA e Plano Misto FAPA.
Como Conselheiro, se eleito teremos os deveres de:
Participar das reuniões e demais atividades de competência do CD, além de deliberar sobre os assuntos tratados e votar. Além disso devemos solicitar a inclusão de matéria em pauta bem como propor ou requerer esclarecimentos necessários à melhor apreciação e votação das matérias de competência do Conselho Deliberativo.
Ainda, deveremos, se chamados, integrar comissões especiais, comitês ou grupos de trabalho, relatar matérias, processos e expedientes além de elaborar pareceres. Finalmente cabe o desenvolvimento de outras atividades atribuídas pelo Presidente do Conselho Deliberativo além de zelar pela proteção dos dados pessoais aos quais tenham acesso e fomentar a cultura de privacidade.”
Helcio Alexandre Rodrigues Zilotti
“Hélcio Alexandre Rodrigues Zilotti, atualmente engenheiro eletricista na GGSO/GRCA, possui formação básica no curso de engenheiro eletricista, com especializações em: “Planejamento e Gestão na Organização Pública”; “Direção de Empresas”; “Mestrado em Energia na Agricultura” e demais cursos de “Desenvolvimento em gestão, planejamento, sistemas de coordenação de atividades técnicas, financeiras, econômicas e operacionais. Deseja-se contribuir com uma fundação mais ativa, promissora a um desenvolvimento financeiro maior a todos os contribuintes, com forte apoio para as decisões de um plano de Gestão da FUSAN, gestão está que deve contribuir com a responsabilidade de novos desafios e riscos que o cenário atual demanda, com maior assertividade, rentabilidade, crescimento sustentável e buscando uma maior satisfação de todos os associados, voltados para um Sociedade futura melhor e maior a todos. Peço o seu engajamento nesta proposta e a confirmação que terão um representante para atender as vossas demandas com uma dinâmica maior de respostas e melhorias sobre a segurança social de nossa Fundação, para um crescimento e ampliação de resultados melhores e maiores a todos! Vamos cuidar juntos de nossa Fusan! Agradeço antecipadamente vossa atenção com Fé e Esperança de ótimos resultados futuros!”
Joel Keller
“Sou candidato à vaga de Conselheiro Deliberativo da FUSAN, sou bacharel em Ciências Contábeis com especializações em Controladoria e Auditoria. Trabalho na Sanepar há 30 anos, sendo 16 anos em atividades administrativas e 14 anos como auditor interno da Companhia.
Participei como presidente do Conselho Fiscal da FUSAN, eleito pelos empregados da Sanepar no período de 2020 a 2024, atuando com a responsabilidade de zelar pela idoneidade e eficácia da gestão patrimonial.
Acredito ter muito a contribuir no Conselho Deliberativo, no que diz respeito a exercer a responsabilidade de zelar pela nossa FUSAN de forma rigorosa, com atenção e olhar crítico, sem nunca deixar de lado a isenção e autonomia, colocando minha experiência a disposição, adquirida no desempenho da função de auditor na área de Auditoria Interna da Sanepar.
Está entre os meus compromissos assumidos desempenhar com exatidão o papel de Conselheiro, de forma imparcial, independente, ético e proativo, tendo uma postura crítica e vigilante na realização da minha função, e assim, implementando melhorias na gestão, principalmente em momentos difíceis que possam ocorrer com o nosso país, que acabará se refletindo na nossa entidade, e qualquer decisão mal planejada ou precipitada, poderá afetar nossos recursos, que é nossa esperança financeira para o futuro. Além disso, me comprometo a atuar com profissionalismo e transparência, trabalhando para impedir que as possibilidades de possíveis deficiências se convertam em perdas, pois estarei lá representando interesses comuns, inclusive o meu, como provável e futuro aposentado.
Peço seu voto para Conselheiro da FUSAN, por minha trajetória na Sanepar e minha seriedade na execução dos trabalhos e responsabilidade profissional.”