Você é vítima da Síndrome do Impostor? Saiba o que é e como funciona

Você é vítima da Síndrome do Impostor? Saiba o que é e como funciona

frusted

Você é vítima da Síndrome do Impostor? Saiba o que é e como funciona

A Síndrome do Impostor foi definida pela sócia da Phoenix Coach, Eva Hirsch Pontes, como algo que “faz você sentir que não merece o sucesso que tem”. Pessoas que sofrem desse problema falham em atribuir o êxito de suas conquistas a si mesmas, procurando incessantemente motivos externos que justifiquem sua posição de sucesso. Apesar de não ser caracterizada como um distúrbio psicológico, a Síndrome do Impostor é responsável por causar sérios sentimentos de inadequação, que interferem na confiança e na autoestima daquele que sofre dela.

Sentir-se uma fraude é extremamente comum, e é importante para aquele que se sente assim saber que não está sozinho. De acordo com um estudo realizado por Gail Matthews, psicóloga da Universidade Dominicana da Califórnia, a Síndrome do Impostor atinge de algum modo 70% dos profissionais bem-sucedidos.
 
Grandes atrizes internacionais como Emma Watson, uma das estrelas de Harry Potter, e Kate Winslet, conhecida por seu papel de protagonista em Titanic, expressaram sofrerem de sintomas da Síndrome do Impostor. Watson, em entrevista com a revista Rookie, disse que quanto maior era seu sucesso, mais sentia que a qualquer momento seria desmascarada como uma fraude, e suas conquistas seriam descreditadas. Já Winslet, em entrevista para a Interview Magazine, expressou os sentimentos de inadequação e incapacidade que se manifestavam todos os dias antes de uma grande filmagem.
 
Em um artigo publicado na revista da BBC News, foi discutido que o maior agravante da Síndrome do Impostor é a convicção de que aquele que sofre dela está sozinho em sua aflição. Um dos primeiros passos necessários para se livrar do sentimento aprisionador de inadequação é compreender que, na verdade, tais sentimentos são partilhados por diversas outras pessoas. Maya Angelou, grande escritora americana e ganhadora do Prêmio Pulitzer, sofria de um medo constante de que suas conquistas não se deviam à sua habilidade como escritora, mas sim a um mal-entendido que inevitavelmente seria descoberto.

Sentir-se uma fraude, atribuir seu sucesso à sorte, ou minimizar suas realizações são algumas das manifestações da Síndrome do Impostor. Apesar de tais sentimentos serem considerados comuns, deixá-los tomar o controle pode levar a sérias consequências para o indivíduo, além de apresentar sérios prejuízos à sua qualidade de vida.
 
Como acabar com os sentimentos da Síndrome do Impostor
 
Por sorte, existem maneiras simples de acabar com os sentimentos de incapacidade e impropriedade. Além de comunicar sua aflição e assimilar que você não é o único a ser perturbado por tais sentimentos, é importante buscar ativamente provas concretas que validem o seu sucesso. Um médico pode conseguir tais provas através do número de pacientes que ajudou a curar; um advogado, através dos clientes que defendeu com sucesso; um escritor, avaliando a quantidade de livros vendidos, e assim por diante. A vantagem dessa busca reside no fato de que provas concretas são mais difíceis de serem refutadas.
 
Um dos grandes segredos para se livrar dos sintomas da Síndrome do Impostor é parar de fazer comparações. Sempre encontraremos pessoas mais bem-sucedidas que nós em algum lugar, sejam elas colegas, familiares, amigos ou completos desconhecidos. Comparações não levam a lugar algum, e parar de praticá-las pode significar a diferença entre uma vida satisfatória e uma vida repleta de dúvidas e de sofrimento.
Finalmente, outra maneira de você se livrar desse sentimento é você se capacitar cada vez mais na sua área. Se aprofundar nos estudos e em treinamentos farão você sentir mais confortável e merecedor de suas conquistas.

(Fonte: Finanças Pessoais)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/
 

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...