O cartão de crédito pode ser um grande vilão na sua vida financeira, especialmente, quando é emprestado de um familiar ou amiga. A facilidade de gastar dinheiro de plástico com compras parceladas, muitas vezes, desnecessárias contribui para que no final do mês você receba uma fatura mais alta que a sua renda. Isso pode virar uma bola de neve quando seu salário não cobre o valor total, você paga a fatura parcelada, fica sem dinheiro para as contas básicas e usa o cartão de crédito novamente.
Essa prática é um vício que muitas pessoas têm, como uma seguidora que escreveu um pedido de ajuda para se livrar dessa situação. A Vitória usa o cartão de crédito do namorado e gasta o salário inteiro no pagamento da fatura do cartão. Ela tem parcelas pequenas de itens supérfluos, como maquiagens e sapatos.
Para ajudar a Vitória e outras leitoras que podem estar com o mesmo problema, temos algumas dicas. Veja como organizar sua vida financeira.
Cartão de crédito emprestado é cilada
Pegar o cartão de crédito emprestado para pagar compras é um hábito comum entre 74% dos brasileiros, segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O empréstimo do cartão de crédito pode prejudicar o nome da pessoa que emprestou, se por algum motivo você não conseguir pagar o valor que usou. Seu familiar ou amigo podem ficar endividados e a relação entre vocês ficar ruim. Se precisar de grana, peça o dinheiro emprestado e não o cartão de crédito.
Compras compulsivas
A Vitória utiliza o cartão de crédito para comprar bolsa, sapatos e maquiagens. Toda mulher adora comprar esses itens e tudo bem, mas é necessário ter cuidado. Você não pode ceder aos impulsos e deixar que as compras desses itens supérfluos dominem a sua vida financeira. O transtorno de compras compulsivas é uma doença chamada oniomania, que é quando a pessoa gasta tudo que tem em compras.
Compras no cartão de crédito são menos doloridas, porque não tem a necessidade de abrir a carteira e ver o dinheiro indo embora. Você gasta dinheiro sem perceber. Seja cautelosa.
Compras parceladas
O parcelamento das compras é uma das grandes armadilhas para quem utiliza o cartão de crédito. As parcelas pequenas podem iludir a consumidora, mas é importante pensar que é um compromisso financeiro que você deve pagar o valor total no mês seguinte e com juros, afinal não existe compra parcelada sem juros. Várias parcelas pequenas acumulam um valor grande e você já começa o mês no vermelho se perder o controle dos valores.
(Fonte: Finanças Femininas)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/