Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Veja 4 dicas para que as finanças não atrapalhem amizades

Veja 4 dicas para que as finanças não atrapalhem amizades

Veja 4 dicas para que as finanças não atrapalhem amizades

Amigos, amigos, negócios à parte. Quem nunca escutou esta frase? É comum vermos o assunto de finanças entre amigos ou familiares acabarem com a boa relação. Mas será que é possível fazer com que as finanças não atrapalhem as amizades?

Não importa se você já pegou dinheiro emprestado ou deixou de pagar alguma conta com o seu amigo ou familiar, é bem provável que o clima entre vocês não foi um dos melhores depois disso, certo?

Existem situações que realmente podem ser um pouco constrangedoras para amigos e familiares quando o assunto é dinheiro. Mas como não deixar as finanças atrapalharem as amizades?

Pode parecer uma tarefa difícil para muitos, porém ela não é impossível. Com algumas dicas e conversas é possível não acabar com as relações por causa de dinheiro. Afinal, a realidade financeira de cada pessoa é diferente.

Por isso, sentar e conversar sempre é a melhor opção nesses casos para ninguém se sentir constrangido. Mas além disso existem outras dicas que iremos te contar neste artigo.

4 dicas para que finanças não atrapalhem amizades

Se você não quer que as finanças atrapalhem as amizades, está no lugar certo. Nós iremos te ajudar com algumas dicas valiosas.

1) Use comanda individual

Vai sair com os amigos para almoçar,  jantar ou lanchar? A hora de dividir a conta pode sempre ser um problema, já que uns podem consumir mais do que outros, seja com comida ou bebida. E vamos falar a verdade: não é justo todo mundo pagar de forma igual.

Mas o que fazer nesses casos? A solução para evitar o problema é mais simples do que você imagina: solicite comanda individual.

Dessa forma, você pagará somente o que, de fato, for consumir.

Sendo assim, ninguém vai pagar a mais pelo que não consumiu e, consequentemente, não ficará injusto para quem estiver no restaurante.

2) Combine algo dentro do orçamento de todos

Seja um programa de lazer, cultural e gastronômico, escolha uma opção que seja acessível a todos. Dessa forma, não haverá perrengues na hora de dividir as despesas.

É comum em um grupo de amigos, por exemplo, pessoas terem condições financeiras melhores que as outras. Mas isso não é um impeditivo para encontrar programas acessíveis e que agradem a todos.

Ver um filme no cinema, fazer um bate-volta de carro em uma cidade próxima, assistir a um jogo de futebol e ir a um show são programas que não gastam tanto e que dá para dividir entre os amigos.

Mais 2 dicas para que finanças não atrapalhem amizades

3) Está sem dinheiro? Abra o jogo!

Engana-se quem pensa que é vergonhoso falar que está sem dinheiro. E às vezes nem é o caso de estar zerado, mas você só não está com orçamento disponível para gastar com lazer e diversão.

Portanto, se pintar o convite, avalie a proposta e o quanto deve gastar. Se for preciso, abra o jogo diga que está sem dinheiro. É melhor do que ir assim mesmo e comprometer a sua relação com seus amigos.

Sendo sincero e falando a verdade, você pode conseguir que mudem a data da saída entre amigos, ou mude a proposta de diversão ou até mesmo consiga combinar com alguém de pagar depois, caso tenha intimidade.

4) Comprou algo de amigo? Pague!

Se seu amigo vende algum tipo de produto ou serviço, ele precisa do dinheiro e tem contas a pagar. Portanto, nada de usar da amizade entre vocês uma desculpa para tirar vantagem e conseguir de graça.

Caso contrate um serviço, pague como se fosse com qualquer outro profissional.

Da mesma forma, se comprar um produto, nada de querer fiado. É importante que você não crie nenhum tipo de conta, costume ou política de pagar depois, tanto para não se enrolar como também para não atrapalhar o negócio do seu amigo.

(Fonte: Finance One)

Últimas notícias

Proposta: alteração do Regulamento do Viva Mais Multi Prefeituras

Na Fusan, a transparência é um valor fundamental. Acreditamos que a comunicação clara e acessível...

Reajuste SaneSaúde 2024

Reajuste aprovado para o SaneSaúde é de 9,88% com aplicação a partir de junho de...