Tecnologia que permite usar cartão por aproximação é alvo de golpistas; saiba como se proteger

Tecnologia que permite usar cartão por aproximação é alvo de golpistas; saiba como se proteger

cartãodecrédito

Tecnologia que permite usar cartão por aproximação é alvo de golpistas; saiba como se proteger

Uma nova comodidade oferecida por cartões de crédito tem causado preocupação para especialistas em tecnologia e segurança e também para os clientes. A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha. Por isso, o sistema tem sido alvo de golpistas.

O pagamento é feito pela aproximação e, dependendo do valor, não precisa nem de senha. Essa tecnologia é chamada de NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como “comunicação de campo próximo”.

Os golpistas estão aproveitando a tecnologia para fazer furtos. Um vídeo mostra que, enquanto o cliente se distrai, um homem aproxima a maquininha do bolso dele e o pagamento é autorizado imediatamente. A vítima não percebe a ação.

Essa facilidade, de pagar por aproximação, também está disponível no celular ou no relógio, por exemplo, que ainda são mais seguros. Para o especialista em tecnologia Gilbero Sudré, o alvo mais fácil é o cartão de crédito.

“A funcionalidade é de não precisar passar ou inserir cartão na maquininha. Você simplesmente aproxima da máquina, onde é feita uma comunicação sem fio e os dados são transferidos para o aparelho”, explicou 
Sudré.

Esse tipo de transação tem o limite bem baixo, um valor que consegue fazer a transação sem senha. “O grande problema é que alguns hackers conseguiram burlar a limitação, e a transição não tem mais limite máximo. Conseguem fazer a transação com valores muito maiores. Esse é um golpe preocupante”, alertou.

Como se proteger

O consultor de tecnologia Gilberto Sudré listou duas dicas para se proteger caso tenha o cartão por aproximação.

● O primeiro passo é desabilitar a função de proximidade; esta solicitação pode ser feita por aplicativo ou direto com a empresa do cartão;

● A segunda dica é: algumas carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. O ideal é guardar o cartão de crédito dentro dessas carteiras “blindáveis” para não receber nenhuma surpresa desagradável junto com a fatura no final do mês.

(Fonte: G1 Globo)

Comente, até breve…muito breve!

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...