Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade: redecore a casa com móveis que já possui

Sustentabilidade: redecore a casa com móveis que já possui

interiordesign

Sustentabilidade: redecore a casa com móveis que já possui

Modas vêm e vão. Uma coisa que julgamos hoje bonita, pode parecer démodé amanhã e voltar a ser considerada tendência no futuro. Então, o mais correto seria nós nos desapegarmos destes conceitos e buscarmos entender do que gostamos, o que nos faz feliz, o que nos deixaria mais confortável dentro de casa. Não haja por impulso, jogando fora as suas poltronas, estantes, cabeceiras e outros itens que possua.

Sabe aquele móvel antigo, de família ou encontrado em um bazar de antiguidades da sua cidade, com detalhes bonitos e que lhe agradam? Pois bem, peças mobiliárias como estas podem fazer parte de uma proposta de decoração moderna.

Ou seja, elas não precisam ser descartadas, mas reusadas ou reutilizadas dentro de casa, nos mais criativos modos diferentes.

Sobre a política dos 5Rs

Muita gente já ouviu falar sobre o ‘Método de Organização 5S’. Mas você já ouviu falar da ‘Política dos 5Rs’?

Bem, trata-se de um sistema de estratégia de gestão para redução de resíduos. Ela nos ensina que devemos mudar o nosso comportamento ou o modo como ver as coisas, visando uma melhora do mundo. De que forma? Através da sustentabilidade ambiental, da ecologia, e mais.

As cinco ações propostas por esta política são: repensar – sobre processos de produção -, recusar – evitar consumo -, reduzir – diminuir lixo -, reutilizar e reciclar. 

Na prática, e em se tratando de decoração de interiores, você poderia pensar em como redecorar a sua casa com peças que já possui. E isto inclui itens que você herdou da sua mãe ou da sua avó, itens que comprou há muitos anos, e muitos outros.

Como usar móveis antigos em uma decoração contemporânea

Há muitas formas de adaptar um móvel antigo a uma decoração contemporânea. Lembrando que este contraste de tradicional e moderno, antigo e novo, e bem acabado e desgastado, é bastante interessante e tendência no momento. 

Então, é claro que é uma opção a ser considerada agora tentar reusar ou reutilizar uma peça valorosa num cenário projetado – seja por uma questão estética e ou sentimental.

Mas, antes de tudo, precisamos esclarecer qual a diferença entre reusar,  reutilizar ou reciclar – já que os três termos podem confundir. Bem, reusar é usar novamente do mesmo modo – como uma mesa de jantar ainda como mesa de jantar. 

Já reutilizar é dar uma nova utilidade a algo – por exemplo, um berço transformado em escrivaninha. E reciclar é mudar o tratamento de um material para fazer uma peça totalmente nova.

Há muitas formas diferentes de somar um móvel antigo a um cenário moderno. Se a peça está ainda em boas condições e se os seus traços contrapõe de modo harmonioso com o todo decorado, talvez nem precise passar por nenhuma transformação. 

Ou seja, poderia ser reusada ou reutilizada do modo como desejado. É sempre possível dar cara nova a um móvel antigo. A decisão será sua.

Antes de explorar melhor este assunto, devemos ressaltar outra questão. A ideia aqui não é simular um ambiente antigo, mas acrescentar um elemento ou outro do passado em meio a um cenário ricamente decorado de forma moderna. 

Assim, teremos a junção do conforto absoluto oferecido pelas novas tecnologias com a beleza dos traços estéticos de estilos criados no passado – o melhor com o melhor.

Ideias para dar cara nova a um móvel antigo

Se você encontra um móvel de boa qualidade, feito, por exemplo, de ferro ou de madeira de boa qualidade e resistente, por que jogar fora? 

Só porque ele apresenta algumas lascas, rachinhas ou outros defeitos aparentes, não quer dizer que não possa ser recuperado. Inclusive, certo acabamento desgastado desta peça pode acrescentar um charme a mais à decoração da sua casa. Pense nisto.

Outra visão seria tentar dar uma cara nova a este móvel antigo que você já tem. Podem-se passar um removedor de verniz, cobrir os furos com massa específica, lixar e passar nova película transparente. 

Ou é possível pintar com uma tinta bem colorida; encapar um tecido ou adesivo estampado; cobrir com placa de espelho e muito mais. 

Vamos lá, mãos à obra!

(Fonte: Organizze)

Comente, até breve…muito breve

Últimas notícias

Psicologia do consumismo: como o pertencimento afeta as finanças

O comportamento financeiro de um indivíduo é moldado por uma combinação de fatores racionais e...

Pesquisa de Satisfação Fundações

Já está disponível a pesquisa de satisfação dos planos das Fundações Sanepar! Você é participante...