O soro fisiológico é uma solução salina e isotônica que possui diversas funções: limpa ferimentos, higieniza lentes de contato, além de ser bastante usado para aliviar tosse e nariz entupido por meio de aplicação nasal.
O produto é acessível, fácil de ser encontrado e muitas vezes presente na geladeira de diversos lares para uso emergencial. Mas o que pouca gente sabe é que o soro tem data de validade e, depois de aberto, não deve ser mantido por muito tempo. Sua utilização após o vencimento pode provocar problemas de saúde.
Soro fisiológico vencido faz mal para a saúde
De acordo com informações do Conselho Regional de Medicina, assim como qualquer medicamento, o soro vencido faz mal à saúde e não deve ser usado nos pacientes. O produto, aplicado fora de seu prazo de validade, pode provocar febre, calafrios, além do chamado choque pirogênico, causado por substâncias estranhas que podem conter no produto vencido.
Depois de aberto, o soro deve ser utilizado em, no máximo, 15 dias, já que depois deste período é praticamente certa a contaminação por fungos ou bactérias. O produto ainda deve ser descartado se não apresentar aparência límpida, incolor ou inodora.
É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.
(Fonte: Vix)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/