Seu local de trabalho provavelmente oferece alguns benefícios para você, como programas de bem-estar ou descontos em academia. Isso é ótimo, mas se você estiver se sentindo sobrecarregado, nenhum desses benefícios vão resultar em qualidade de vida, como sugere um novo estudo. A Síndrome de Burnout pode prejudicar hábitos saudáveis.
Síndrome de Burnout e qualidade de vida
Para avaliar a relação entre a carga de trabalho, a exaustão e os principais comportamentos de saúde, os pesquisadores da University of Georgia’s College of Public Health, na Georgia, recrutaram 953 adultos que estavam empregados. Eles foram questionados sobre a quantidade de trabalho que era esperado que concluíssem e a que velocidade. Eles também responderam se concordavam com declarações como: “Depois do trabalho, geralmente, me sinto desgastado e cansado”.
Comportamentos alimentares também foram relatados pelos participantes. Para isso, eles utilizaram um questionário que mede a alimentação emocional e a porcentagem de calorias provenientes de gordura. Eles também relataram a frequência e intensidade de atividade física.
Os pesquisadores descobriram que a carga de trabalho e o cansaço estavam ligados a uma alimentação emocional, uma alimentação descontrolada e uma porcentagem maior de calorias provenientes de alimentos gordurosos. Além disso, não surpreendentemente, mais exaustão estava ligada a níveis mais baixos de atividade física.
“Nossos resultados sugerem que quando uma pessoa tem uma alta carga de trabalho, ela não tem energia suficiente para tomar decisões sobre comprar, preparar e comer alimentos saudáveis”, disse a autora principal do estudo, Heather Padilla. “Fast food e alimentos de conveniência estão ao nosso redor e são de fácil acesso. Eles também são ricos em gordura e muitas vezes sem muitos dos nutrientes que precisamos.”
Síndrome de Burnout
Embora muitas empresas estejam oferecendo benefícios de bem-estar aos seus funcionários, os desafios de peso e inatividade persistem. “E o burnout pode ser um grande fator que não está sendo abordado o suficiente”, acrescentou Padilla.
É importante reconhecer os estágios iniciais da Síndrome de Burnout – ou esgotamento profissional – antes que ele se torne realmente um problema, de acordo com Jephtha Tausig-Edwards, psicólogo clínico de Nova York.
Ela observa que os sintomas podem incluir: um baixo sentimento de realização pessoal, dificuldade para terminar tarefas, uso do tempo livre para trabalhar mais, dor crônica de baixo nível – como dores de cabeça tensionadas e músculos tensos – e irritabilidade.
Nesse momento é preciso começar a implementar algumas estratégias. Para começar, reserve algum tempo para correr ou ir à academia. Também mantenha uma hora de dormir consistente (se possível cedo). Tente ainda aumentar os seus intervalos durante o dia. Saia, beba um pouco de água e respire fundo. E, caso não consiga controlar esse estresse sozinho, busque por um profissional.
Seu chefe pode ficar um pouco surpreso com a sua mudança, mas seu corpo e seu cérebro vão agradecer.
(Fonte: Runner’s)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/