Dinheiro não deve ser problema na vida de ninguém. Esse é um dos pilares em que apoio meu trabalho como educadora financeira e é meu grande objetivo para as pessoas que me acompanham. Sei que em um país como o Brasil, onde a desigualdade financeira e social é algo presente e marcante, nem sempre é fácil ter uma vida financeira estável. Porém, isso não é motivo para deixar de lado o cuidado com o dinheiro. Separei alguns pontos que mostram que você está cuidando bem da sua grana hoje e que podem servir de guia para cuidar melhor das suas finanças a partir de agora.
Você tem dinheiro guardado para imprevistos?
Caso tenha algum problema de saúde e por isso tenha de diminuir seus ganhos por um tempo, o que faria para pagar suas contas e se manter no dia a dia? A maioria da população dependeria de um empréstimo ou da ajuda do governo.
Se você tem dinheiro guardado e disponível para socorrer suas finanças em caso de emergência, isso mostra que já tem domínio das suas finanças e que aprendeu a planejar seu dinheiro e se preparar para o pior.
Seu cartão de crédito é seu aliado?
Cartão de crédito é visto como inimigo do orçamento de muita gente. Não são raros os casos de pessoas que criaram dívidas enormes por não saberem usar esse instrumento. Tem gente que chega a cortar o cartão de crédito com uma tesoura para desaparecer com ele e evitar novos problemas financeiros.
Se usado de forma correta, com um bom planejamento financeiro, o cartão de crédito se torna um excelente aliado. Parcelar de forma consciente, aproveitar milhas aéreas, transferir gastos para o próximo mês é uma estratégia inteligente com o cartão de crédito.
Você sabe quais são os gastos dos próximos meses e já se prepara para eles?
Toda vez que os impostos, as matrículas, as revisões de carro chegam você se desespera? Isso é um sinal de que falta planejamento e previsão dos seus gastos. Não é difícil antecipar a chegada dessas contas e se preparar para elas.
Se você sabe que todo o início de ano vai gastar com a matrícula do colégio dos filhos, faz todo sentido separar uma parte do décimo terceiro para esse gasto. Se a revisão programada do seu carro está chegando, prepare com meses de antecedência seu dinheiro para esse evento.
Você consegue poupar 10% do que ganha?
Separar uma parte do orçamento para investir mensalmente deve ser o objetivo de toda pessoa que deseja ter uma vida financeira melhor. Para alcançar esse objetivo é importante que seus gastos e ganhos estejam todos planejados e que você tenha metas de curto e longo prazo.
Mesmo que hoje você não se identifique com esses sinais, eles podem ser um bom guia para que você se inspire e aos poucos comece a trabalhar com suas finanças para atingir essas metas. Com um bom planejamento financeiro e objetivos definidos, fica muito mais fácil cuidar do seu dinheiro.
(Fonte: Descomplique)
Comente, até breve…muito breve