Semana Santa: Atenção à qualidade e procedência dos pescados neste feriado

Semana Santa: Atenção à qualidade e procedência dos pescados neste feriado

codfishbeware

Semana Santa: Atenção à qualidade e procedência dos pescados neste feriado

Na Semana Santa que antecede a Páscoa, datas de celebração cristã, são tradicionais os pratos com bacalhau e outros pescados. A compra desses produtos deve ser feita de maneira cuidadosa para que sejam evitados problemas. Nesse sentido, o Procon-PR faz algumas recomendações.

É preciso, em primeiro lugar, observar a aparência do pescado. Ele deve ter olhos brilhantes e escamas presas ao corpo. A higiene do local é um item importante a ser verificado. No supermercado, por exemplo, os peixes devem estar em balcão frigorífico; na feira, expostos em balcão de aço inox inclinado e protegidos do sol e dos insetos, além de ter gelo picado por cima. Lembre-se que é obrigatório o uso de luvas descartáveis pelo feirante.

Para os peixes congelados e os vendidos em embalagens, o balcão de armazenamento não pode estar superlotado. Além disso, o produto congelado deve estar conservado a temperaturas inferiores a -25 graus e o resfriado, entre -0,5º e -2ºC, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“Procure no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, carimbo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade”, orienta a Coordenadora do órgão, Claudia Silvano. Depois de descongelado é recomendável o consumo imediato.

Bacalhau

Quanto ao bacalhau, o Procon-PR recomenda que o consumidor faça uma pesquisa de preços por se tratar de um produto caro. “Observe se há manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso. Se houver, é uma indicação de bolor ou deterioração”, explica.

Tanto o bacalhau como os ovos de Páscoa estão sendo comercializados por alguns estabelecimentos em pagamentos parcelados. O consumidor deve se certificar sobre as vantagens e desvantagens desta opção. 
No caso do parcelamento, as informações de pagamento devem ser apresentadas ao consumidor de forma clara e precisa, com o preço à vista, número e valor da parcela, juros e valor final.

(Fonte: Procon PR)

Comente, até breve…muito breve!

Últimas notícias

Por dentro dos Empréstimos!

Senado aprova Medida Provisória do crédito consignado, com isso, estamos mais próximos do retorno do...

Regulamento do Viva Mais Previdência

Em linha com as melhores práticas do setor e o compromisso com o bem-estar dos...