O câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil e, por isso, deve ser prevenido. Alguns exames podem ajudar a identificar o câncer precocemente e até reduzir a chance de mortalidade. O Clube conversou com a doutora Linei Urban, médica do DAPI e coordenadora da Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia para entender quais exames devem ser realizados para evitar a doença.
Dados mostram que, em 2021, 60 mil casos novos de câncer de mama devem surgir entre as mulheres brasileiras, gerando mais de 20 mil mortes pela doença. Mas, exames de rotina como a mamografia podem reduzir essa mortalidade em até 30% dos casos.
A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos, já que a incidência do câncer é maior a partir dos 50 anos. Começando o acompanhamento dez anos antes, é possível detectar qualquer anormalidade e começar o tratamento mais cedo. De acordo com a doutora Linei, muitas mulheres têm medo de realizar o exame, por conta da radiação. “A radiação utilizada é extremamente segura e a compressão da mama gera um desconforto, mas ajuda que o exame detecte qualquer calcificação”, explica. Outro exame indicado – este para a mulher que tem mamas densas, com muito tecido mamário – é a ultrassonografia. Mas, mesmo assim, ele deve ser aliado à mamografia.
Outro exame importante, este para mulheres que apresentam um risco maior de desenvolver câncer de mama, é a ressonância magnética. Mulheres consideradas de alto risco são aquelas que têm histórico da doença em parentes de primeiro grau – ou seja, mãe, irmã ou filha. Nesses casos, os cuidados devem começar antes dos 40 anos. “O acompanhamento nestes casos devem começar 10 anos antes da idade que a parente desenvolveu a doença”, conta a doutora. Portanto, se a mulher desenvolveu a doença aos 35 anos, com sua parente de primeiro grau, os cuidados devem começar aos 25.
A doutora Linei ainda pontua que o desconforto causado pela mamografia é mínimo se comparado aos benefícios que ela traz. “O risco é mínimo, é um exame muito seguro. Essencial para evitar a mortalidade”, conclui.
Os cuidados para prevenir o câncer de mama devem ser constantes, antes mesmo dos 40 anos. Mas, antes disso, o recomendado é o autoexame das mamas, buscando perceber se existem nódulos ou outras alterações, como ferida no bico do seio ou a presença de algum líquido. Nestes casos, é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível.
(Fonte: Clube Gazeta do Povo)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/