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Saiba como resolver conflitos e gerenciar crises no trabalho

Saiba como resolver conflitos e gerenciar crises no trabalho

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Saiba como resolver conflitos e gerenciar crises no trabalho

Em algumas situações, é inevitável evitar conflitos dentro de uma empresa . Afinal, diante de uma divergência no trabalho, é comum que muitos profissionais se deixem levar pela ansiedade ou tensão do momento.

Se não for possível impedir, há a possibilidade de resolver o conflito no trabalho . O sucesso de uma solução que atenda as duas partes depende da capacidade em ter o melhor posicionamento possível no contexto no qual estamos inseridos. Pensando nisso, Alessandra Canuto, sócia e palestrante da AlleaoLado, listou algumas dicas para solucionar conflitos da melhor forma. Confira:

1) Reconheça

O primeiro passo é reconhecer que a situação em questão é um conflito ao invés de tentar mascarar, tentando “tapar o sol com a peneira”, procrastinando ou fazendo de conta que ignorar irá diminuir o impacto, e tentar evitar um “confronto” para não ter que lidar com o desconforto.

2) Identifique os porquês

Os porquês são o centro dessa questão e funcionam como se fossem a espinha dorsal que sustenta o conflito. Por isso, é importante identificá-los, para então chegar à causa raiz. Vale a pena citar que normalmente os conflitos têm quatro fontes principais diferentes: por bens, de relacionamentos, por território ou por princípios e valores.

3) Soluções propostas por todos

Convoque uma reunião de brainstorming para levantar possíveis hipóteses em conjunto. Dessa forma, fica mais fácil resolver a situação contemplando as necessidades de todos os envolvidos. Quando as pessoas se envolvem na construção da solução, a probabilidade dessa decisão ser realmente implementada aumenta significativamente. Afinal, ninguém em sã consciência destrói o que ajudou a construir.

4) Foco na comunicação

Ter uma boa comunicação é a chave para o sucesso. Portanto, criar empatia é a melhor maneira de abrir espaço para um diálogo saudável e produtivo. Pensar, sentir e compreender como o outro se sente é um dos primeiros passos para achar as palavras certas ao lidar com os piores problemas. Escutar também é necessário. Fixe o olhar, não interrompa o raciocínio do outro e controle prejulgamentos. É possível ouvir mesmo sem concordar.

5) Documente a decisão

Quando o conflito no trabalho for solucionado, formalize o que foi decidido para fazer possíveis alinhamentos que ainda sejam necessários. Escreva da maneira mais clara e específica possível tudo o que foi dito entre os participantes do diálogo. Assim, a probabilidade do não cumprimento ou do ruído no entendimento é praticamente zero.

(Fonte: Economia IG)

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