Considerado um dos medicamentos mais populares e usados para combater dores leves e moderadas, o paracetamol pode ter um efeito colateral surpreendente: pode alterar o afeto e diminuir a capacidade de sentir empatia. É o que indica um recente estudo feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa, publicada no periódico científico Frontiers in Psychology, o paracetamol, além de ter impacto na empatia, pode diminuir ainda a sensação de prazer. O analgésico, portanto, reduz não somente a resposta à dor física, mas também à dor alheia.
Paracetamol reduz empatia nas pessoas?
Para o estudo, 114 voluntários receberam 1 grama de paracetamol e a mesma quantidade de placebo, sem saberem o que estavam ingerindo. Após uma hora, eles foram orientados a assistir a vídeos que traziam cenários com experiências positivas de dois homens e duas mulheres. Ao avaliar as cenas, os participantes relatavam o que sentiam sobre as situações.
O estudo descobriu que, embora o paracetamol tenha reduzido o prazer pessoal e os sentimentos empáticos, ele não afeta as percepções de prazer e positividade.
Por meio de um comunicado publicado pela Universidade de Ohio, o líder do trabalho científico afirma que se surpreendeu com os efeitos psicológicos de um analgésico tão comum.
Em 2016, a mesma equipe já havia estudado como a redução da resposta à dor de uma pessoa através do medicamento também diminuía a resposta à dor dos outros.
(Fonte: Vix)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/