Reforçando sua imunidade

teadrinwom

Reforçando sua imunidade

São vários os alimentos que fortalecem as defesas do nosso organismo, para combater doenças como resfriados e gripes. A seguir, fornecemos uma lista desses alimentos que serão seus aliados no combate a bactérias e vírus.

Açaí

Este famoso superalimento é talvez uma das fontes mais famosas de antioxidantes naturais hoje. Essa fruta, quando acompanhada de cereais no café da manhã ou consumida em smoothies, ajuda a eliminar os radicais livres do organismo e a eliminar as toxinas, fortalecendo assim nosso sistema imunológico.

Alho

O alho é bastante conhecido e utilizado na culinária, pois proporciona um sabor muito característico, mas este alimento também possui muitas propriedades benéficas para a saúde. O alho é um potente bactericida capaz de combater infecções do aparelho respiratório e tem grande capacidade expectorante, sendo de grande ajuda para tosses com catarro.

Amêndoas

Consumir um punhado de amêndoas por dia pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que uma parte dessa fruta fornece 50% da dose diária necessária de vitamina E. Vários estudos demonstraram que essa vitamina aumenta a resposta imunológica.

Batata doce

A batata-doce é um alimento estrela no mundo dos vegetais. Como as cenouras, elas contêm um importante antioxidante, o beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A em nosso corpo. A vitamina A é essencial para fortalecer o sistema imunológico, para manter uma visão saudável e para proteger contra os efeitos do envelhecimento.

Cereais

Estudos recentes sugerem que uma dieta pobre em vitamina B6, um nutriente encontrado principalmente em cereais como aveia, gérmen de trigo e arroz, diminui a resposta de nosso sistema imunológico. Os cereais também contêm selênio, que além de fortalecer o sistema imunológico, reduz as doenças infecciosas e ajuda a ter uma recuperação mais rápida das infecções respiratórias.

Champignons

Os cogumelos e outros tipos de fungos aumentam a produção de glóbulos brancos, que são nossos aliados no combate a infecções e doenças.

Cítricos

Por conter grandes quantidades de vitamina C, laranjas, toranjas, mexericas, tangerinas e limões ajudam a combater e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Frutas vermelhas

Framboesas, amoras, mirtilos e morangos ajudam a combater resfriados e aliviar os sintomas, pois são muito ricos em vitamina C e antioxidantes. Se os consumirmos regularmente, seja acompanhados de iogurtes e cereais ou em vitaminas, as frutas vermelhas ajudarão a fortalecer nossas defesas.

Romã

A romã contém ácido fólico, vitamina C e antioxidantes. Um copo de suco de romã ajuda a combater dores de garganta e, como medida preventiva, se consumido diariamente, ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, reduzindo muito a taxa de reprodução de micróbios que entram em nosso corpo.

Camomila

Uma infusão de camomila ajuda a combater a gripe, pois ajuda a acalmar a tosse e a aliviar inflamações no trato respiratório.

Ostras

As ostras contêm zinco, que é um elemento essencial para as células do sistema imunológico. Eles também ajudam a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Chá

Tomar chá diariamente, seja verde, preto ou outro, tem vários benefícios para o nosso sistema imunológico. O que todos os chás têm em comum é uma grande quantidade de antioxidantes, catequinas, que são responsáveis ??por limpar as células dos radicais livres que danificam nosso corpo e contribuem para o desenvolvimento de doenças e infecções.

Vegetais

O consumo de 5 a 6 porções de vegetais por dia ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, pois fornecem um grande suprimento de vitaminas e antioxidantes, além de fornecer os nutrientes necessários para que nosso corpo combata resfriados e doenças respiratórias.

Iogurte

O iogurte é um probiótico natural. Além de ter múltiplos benefícios na flora intestinal, ele fornece cálcio, que favorece o desenvolvimento e manutenção dos nossos ossos. As bactérias presentes nos iogurtes ajudam a estimular as defesas do organismo, o que o torna um aliado no combate resfriados e outras infecções virais.

E nada melhor do que um iogurte caseiro, aqui está a receita.

Melancia

A melancia é uma fruta muito refrescante e hidratante, sendo uma das frutas com maior teor de água. As melancias são ricas em vitaminas A, B e C e magnésio, e fornecem grandes quantidades de licopenos, que são muito benéficos para o nosso sistema imunológico.

(Fonte: Receita Sem Fronteiras)

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/