Qual a diferença entre o salário bruto e líquido?

Qual a diferença entre o salário bruto e líquido?

finanças

Qual a diferença entre o salário bruto e líquido?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre o salário bruto e líquido. Há alguns detalhes que diferenciam os dois e entender isso é fundamental para não fazer confusão na hora de organizar as finanças.

Todas as pessoas que trabalham com carteira assinada recebem um valor cheio, o salário bruto, mas dele são descontados tarifas como INSS e o Imposto de Renda, que acabam diminuindo o valor final, que é o salário líquido. Quanto mais alto o salário, maiores serão os descontos devido ao Imposto de Renda.
Devo considerar o salário bruto ou líquido na hora de organizar meu orçamento?

A dúvida mais comum ao se fazer um orçamento é se devemos considerar o salário bruto ou o líquido. A sugestão é que você inclua os dois valores. Assim você sabe o quanto ganha, vê exatamente o quanto paga para o governo e consegue calcular o quanto realmente pode gastar. Além disso, sabendo dos descontos, você pode ficar motivada a ter um salário melhor ou a fazê-lo render cada vez mais.

Como montar uma planilha para organizar minhas despesas?

Ao saber quanto recebe por mês, faça a divisão do salário. Primeiro, separe todas as suas despesas fixas – água, luz, condomínio e aluguel – e quanto irá gastar. Em seguida, retire a quantidade que você utiliza com os gastos supérfluos e em tempos de crise, o ideal é reduzi-los ao máximo. Por último, separe o valor que você guarda todos os meses seja para a sua reserva de emergência ou outro investimento.

(Fonte: Finanças Femininas)

Comente, até breve…muito breve!

Últimas notícias

Assinatura eletrônica nas contratações de Empréstimos também no APP Fundações Sanepar

Em julho deste ano implantamos a assinatura eletrônica nos contratos de empréstimos efetivados via autoatendimento,...

Fusan apresenta o Plano Gera aos aposentados do IDR

Nesta semana a Fusan esteve presente em Londrina e Maringá, nos dias 02 e 03...