Você sabe para onde vai cada centavo do seu salário? Responder “sim” para essa pergunta te faz ser diferente de uma grande parte dos brasileiros, que não possuem o hábito de registrar tudo que entra e sai do bolso.
A indiferença sobre o destino do seu próprio dinheiro pode gerar problemas financeiros nada fáceis de resolver, como as temidas dívidas com o cartão de crédito, por exemplo.
Mas porque é importante registrar os gastos? Listamos alguns motivos pelos quais sempre recomendamos o registro de receitas e despesas, confira no artigo a seguir!
1 – Você precisa saber o destino do seu dinheiro
Fazer um controle mais rigoroso das contas ajuda a identificar o seu padrão de consumo e quais são os impactos que os gastos geram nos seus ganhos. Nesse sentido, o registro de gastos é o ponto de partida. Se não houver um registro preciso das movimentações realizadas, dificilmente será possível fazer uma análise mais precisa.
Para um acompanhamento mais direcionado, vale a pena fazer uma separação dos gastos por categorias, como, por exemplo, supermercado, aluguel, energia elétrica, água, saúde, lazer e transporte.
Além disso, vale dar destaque para os pequenos gastos, pois, no somatório total, podem representar grande quantia que, se não for acompanhada, pode causar a sensação de que o dinheiro “sumiu”.
2 – Tome decisões mais assertivas sobre o seu dinheiro
Depois de entender melhor o seus hábitos de consumo, você pode começar a tomar decisões sobre os seus gastos. Onde você pode gastar menos? Todos os seus gastos são necessários? Você precisa fazer renda extra para pagar suas contas básicas?
Tudo isso só é possível responder e analisar depois de algum tempo fazendo o registro de gastos.
3 – Só o registro de gastos não vai resolver o problema
É preciso fazer mais. Além de registrar e analisar, é preciso adotar hábitos mais saudáveis para seu bolso e transformar todos os insights que você teve ao registrar os gastos em ação.
O que você pode fazer hoje para melhorar sua vida financeira?
(Fonte: Organizze)
Comente, até breve…muito breve