Hábitos como má alimentação ou falta de atividade física são alguns dos fatores que desencadeiam a obesidade. No entanto, pesquisadores descobriram que poluentes ambientais comuns também poderia contribuir para o acúmulo de gorduras.
De acordo com os pesquisadores, pequenas quantidades de poeira doméstica poderiam estimular as células de gordura a acumular mais triglicérides ou gordura.
Isso porque estas partículas podem agir como desreguladores endócrinos ou disruptores endócrinos. Em outras palavras, essas substâncias são capazes de exercer efeitos semelhante ao de hormônios no nosso organismo. Da mesma forma, podem agir inibindo a ação de um determinado hormônio nosso organismo.
Para a realização do estudo, os cientistas coletaram amostras de poeira de 11 casas e testaram amostras em um modelo de células pré-adiposas de ratos. Os cientistas observaram que sete das 11 amostras de poeira desencadearam transformações das
células pré-adiposas em células de gordura maduras e que acumulam triglicérides.
Além disso, extratos de nove amostras estimularam as células a se dividirem. E apenas uma amostra de poeira não apresentou efeito.
É preciso ter medo dos desreguladores endócrinos?
Não. Certamente não há razão para pânico! Existe um grande esforço por parte das principais sociedades médicas ao redor do mundo para se entender cada vez mais sobre o tema a fim de desenvolver ações que impeçam ou ao menos minimizem os efeitos deletérios destas substâncias sobre a saúde humana.
(Fonte: Minha Vida)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA FEIRA! /*–*/