Com a inflação e a alta do dólar, os ovos de Páscoa estarão 11% mais caros este ano, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que também espera um aumento de mais de 10% no preço das caixas de bombons. Com isso, para quem deseja economizar nos presentes, o melhor é optar por fazer os doces em casa e apostar em embalagens bonitas para surpreender amigos e familiares.
Além dos ovos de chocolate, que exigem um conhecimento maior de confeitaria, existem opções mais simples que agradam a todos os gostos e são de baixo custo, como brigadeiros, bolos de pote e brownies.
— Na Páscoa a grande estrela, além do coelhinho, é o chocolate! Então seja na forma que for ele sempre é bem vindo. Doces que têm como ingrediente principal o chocolate têm muita saída. Brownie, pão de mel, bolo de cenoura com chocolate são alguns dos doces que ganham muita visibilidade nesta época — afirma Vannessa Magalhães, instrutora dos cursos de Confeitaria do Senac/RJ.
Integrante do time de “caçadores de ofertas” do “Qual oferta” — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio — Izaura Alice conta que aproveitou algumas promoções na Semana do Consumidor, mas também pretende fazer alguns doces em casa para presentear.
— Brigadeiros e cookies sempre fazem sucesso. Então, a ideia é montar alguns kits com bombons que comprei na Semana do Consumidor. Nas Lojas Americanas, duas caixas de bombons Nestlé saíram por R$ 7,99 — conta.
A confeiteira Carolina Sales, dona de uma rede de lojas de brigadeiros e chocolates no Rio, aconselha investir na embalagem, que ajudará a valorizar o presente:
— Invista em tecidos bonitos e uma tesoura de picote, que fará lindos acabamentos no tecido e poderá embalar caixinhas, ovinhos, etc. Outra dica é aproveitar um portinho de vidro limpo e bonito que tenha em casa, encher de brigadeiro, forrar a tampa de tecido e fazer um bilhetinho para colocar no laço. Fica lindo! — diz.
Vannessa ressalta, porém, a importância dos cuidados com a higiene durante a manipulação dos alimentos, principalmente neste momento de pandemia. Ela recomenda lavar a bancada de trabalho com água e sabão, além de álcool 70º, usando máscara e lavando sempre as mãos. Segundo a professora, o ideal é manter as unhas curtas e sem esmalte durante o preparo.
Outra dica é comprar os insumos no atacado, caso a produção seja em maior quantidade, para garantir o melhor preço.
— Pesquise preços, não só em lojas físicas, mas pela internet também. Esse é o período do delivery, até mesmo para as compras de insumos. Muitas lojas são especializadas e comprometidas, e entregam até mesmo chocolate em perfeito estado, em caixa de isopor.
(Fonte: O Globo Economia)
Comente, até breve…muito breve! /*–*/