Otite é uma infeção do ouvido médio. O ouvido médio é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. As infecções de ouvido costumam ser dolorosas devido à inflamação e acúmulo de secreção no ouvido médio.
As crianças são mais propensas do que os adultos a ter otites médias. Otite em bebês e casos graves no geral podem necessitar de medicamentos antibióticos. Complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções repetidas, podem causar problemas de audição e outras complicações.
Causas
Otites são causadas por bactérias e vírus. Um inchaço causado por um resfriado ou alergia pode bloquear as tubas auditivas – dois canais que ligam as orelhas médias à faringe. Dessa forma, a ventilação do ouvido médio fica comprometida. Isso propicia a invasão deste espaço por vírus ou bactérias. O edema (inchaço) das tubas impedem que este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a otite.
Outra forma de contrair otite é pela inflamação da adenóide, um órgão linfático (do sistema imune) localizado na parte de trás do nariz. Esta função pode torná-los particularmente vulneráveis à infecção e inflamação. Como a adenoide está perto da abertura da tuba auditiva, uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as tubas, contribuindo assim para a otite.
Infecções bacterianas são as causas mais recorrentes de otite. Os tipos mais comuns são o Streptococcus pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.
Infecções virais são menos comuns, mas podem causar otite. O vírus sincicial respiratório (RSV) e o vírus da gripe (influenza) são os tipos mais frequentemente encontrados.
Condições que podem estar relacionadas à otite incluem:
Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada. Também pode ocorrer devido a alguma disfunção ou bloqueio não infeccioso das tubas auditivasOtite média crônica supurativa: uma infecção do ouvido persistente que resulta em ruptura ou perfuração do tímpano.
Os sintomas de otite muitas vezes começam dois a sete dias após o início de uma infecção respiratória. Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:
- Dor de ouvido (leve a grave). Os bebês muitas vezes puxam seus ouvidos quando sente dor
- Febre
- Líquido espesso e amarelado ou sanguinolento saindo do ouvido. Isso significa que o tímpano provavelmente estourou (rompido)
- Perda de apetite
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Comportamento mal-humorado
- Problemas para dormir
Os sintomas de acúmulo de líquido podem incluir:
- Zumbido ou sensação de pressão no ouvido. Crianças muitas vezes têm dificuldade em descrever esse sentimento, e podem esfregar as orelhas na tentativa de aliviar a pressão
- Problemas de audição. Crianças que têm problemas de audição podem parecer sonhadoras ou desatentas, mal-humoradas ou irritadas
- Problemas de equilíbrio
- Tonturas
Buscando ajuda médica
Sinais e sintomas de uma infecção no ouvido podem indicar uma série de condições. É importante obter um diagnóstico preciso e tratamento imediato. Marque uma consulta médica se:
- Sintomas duram mais de um dia
- A dor de ouvido é grave
- O bebê ou criança está insone ou irritado após uma infecção respiratória superior, resfriado e outros
- É possível observar uma descarga de líquido, pus ou secreção sanguinolenta do ouvido
(Fonte: Minha Vida)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/