Se você é igual a boa parte da população, a organização financeira e a proposta de entrar em forma estarão nas metas traçadas lá no início de janeiro. Mas você sabe por que manter as finanças e a boa forma física é tão complicado? Porque ambos os objetivos exigem disciplina e, principalmente, desejo de mudança, algo que não é fácil. Mas calma. Organizar melhor o seu dinheiro é tão possível como iniciar os treinos na academia e entrar em forma. E não é que pensando bem os dois processos têm muita coisa em comum?
Preparamos uma lista com cinco questões fundamentais que finanças e boa forma tem em comum para você refletir.
Mova-se como um atleta: comodismo impede as mudanças
Suas dívidas não serão pagas em um passe de mágica, sem organização financeira. Assim como não é possível alcançar o corpo físico de um atleta de um dia para o outro. Por isso, o primeiro passo é se libertar do comodismo e botar a mão na massa. Não perca as oportunidades nem fique esperando o tempo passar. S
e está com uma dívida e não tem o dinheiro suficiente para pagar, não fique esperando passar cinco anos para ela sumir dos registros de inadimplência. Procure uma boa negociação. Do mesmo modo, se precisa melhorar a qualidade de vida, não se contente com pílulas milagrosas para o emagrecimento. Inicie os treinos, mude os hábitos sedentários.
Estabeleça alvos como um atleta: metas são fundamentais
De modo geral, tudo na vida é mais difícil de ser alcançado sem a definição de objetivos. Eles nos motivam e são fundamentais para alcançar o sucesso. Nas finanças, assim como nos treinos físicos, é preciso estabelecer metas. Se livrar de uma dívida, comprar um imóvel, fazer uma viagem ou planejar a aposentadoria são metas totalmente possíveis de serem alcançadas. E não se esqueça, é bem mais provável que coisas boas aconteçam na vida quando temos objetivos bem definidos.
Programe-se como um atleta: Finanças em dia e boa forma física exigem planejamento
Quando falamos em gestão de finanças ou treinamento físico, é fundamental criar um bom planejamento. O plano financeiro, assim como o plano de treinos da academia, nos ajuda a alcançar as metas. Ao seguir o planejamento com disciplina e persistência, aumentam-se as chances de sucesso, e diminuem as falhas. Também otimiza o tempo e ajudar a aplicar melhor os recursos. Além disso, o acompanhamento com bons gestores é crucial. Eles irão auxiliar, indicar os melhores caminhos e esclarecer as dúvidas.
Resista às tentações como um atleta: Impulsividade só atrapalha
Não agir por impulso quando o assunto é dinheiro ou comida é realmente muito complicado, mas resistir as tentações é extremamente necessário nesse caso. Você provavelmente será bombardeado por ofertas arrasadoras, publicidade por todos os lados e com certeza receberá um convite para comer algo que foge completamente da dieta. Resista! Não boicote o seu planejamento e não jogue fora todo o esforço já realizado.
Persista como atleta: equilíbrio faz muita diferença
Outro ponto importante é manter a regularidade e ser persistente. O ato de poupar ou fazer atividade física deve ser transformado em hábito. Mas é fundamental não desistir no primeiro erro ou problema. Para alcançar os objetivos é necessário persistir. Além disso, organizar as finanças ou fazer uma dieta não significa ter que cortar tudo. É necessário agir com equilíbrio para não se frustrar e acabar desmotivado. Por isso, substituir é o ideal. Se há gastos que não podem ser cortados, como a conta do celular, por exemplo, procure planos e condições mais favoráveis e substitua.
Poupe como um atleta: vencer a disputa exige reserva de recursos
Você já acompanhou uma corrida de maratona ou competições de natação, que exigem explosão física? Nessas competições esportivas, os atletas muitas vezes precisam poupar fôlego para conseguirem chegar em condições de vencer a disputa no momento certo e superar os adversários.
A mesma lógica vale para a vida financeira. Poupar hoje significa chegar mais à frente em boas condições de conquistar os seus objetivos financeiros.
Conclusão: O que organização financeira tem a ver com forma física?
Organizar as finanças e melhorar a forma física têm diversos pontos em comum: ambos exigem determinação, planejamento e equilíbrio. Mas, além disso, esses dois processos também trazem benefícios como bem-estar e aumento da autoconfiança. É necessário ter coragem e disciplina para mudar, só assim será possível conquistar aquilo que a maioria deseja, mas não se esforça para alcançar. Organização financeira é crucial. Ela nos aproxima de nossos sonhos, afinal, saberemos quanto eles custam, quanto levará para serem realizados e o quanto é preciso poupar ou investir para torna-los realidade.
(Fonte: Meu Acerto)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/