Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Orçamento familiar: o que fazer quando a renda do casal cai pela metade?

Orçamento familiar: o que fazer quando a renda do casal cai pela metade?

image-from-rawpixel-id-388642-jpeg

Orçamento familiar: o que fazer quando a renda do casal cai pela metade?

Se organizar o orçamento familiar quando os dois estão empregados é uma tarefa desafiadora, imagine quando uma das partes do casal fica desempregada. É nessas horas que é preciso fazer valer aquela parte dos votos do casamento: “prometo amar-te na riqueza e na pobreza…”. E não necessariamente uma demissão inesperada pode colocar o casal em uma situação de fragilidade financeira. Às vezes, para dar um grande passo adiante, é preciso recuar um pouco.

Por exemplo, vamos supor que um de vocês dois pretende fazer uma reviravolta na carreira, abandonar o emprego que não faz bem e procurar um outro rumo, totalmente diferente. Alcançar estabilidade depois de uma decisão assim pode levar um certo tempo, mas é algo que pode ser feito se houver planejamento.

Da mesma forma, um de vocês pode querer optar por deixar o emprego para dar início a um empreendimento próprio. A mudança pode ser extremamente gratificante, mas também requer paciência e, novamente, um bom plano para que vocês não fiquem em apuros.

E para que os projetos do casal prosperem, vamos falar sobre algumas dicas para que os primeiros passos sejam sólidos!

1. Reforcem o fundo de emergência

Antes de um de vocês optar por deixar o emprego para cuidar de um projeto pessoal ou buscar um novo rumo profissional, conversem e tentem dar um gás para aumentar o fundo de emergência. Para que um de vocês consiga ter estabilidade para correr atrás de um novo objetivo na carreira, é preciso ter a segurança do fundo em caso de alguma situação grave no meio do caminho.

2. Livrem-se das dívidas

O foco agora é economizar dinheiro para começar a construir um futuro diferente. Sendo assim, procurem quitar todas as faturas de cartões de crédito ou pendências no cheque especial. Aliás, neste período é melhor que vocês deixem os cartões guardados em casa, esqueçam o crédito durante um bom tempo!

Uma fatura salgada em um momento em que o orçamento estiver mais reduzido servirá apenas para trazer desgaste e estresse para vocês dois. Portanto, deixem os planos de trocar móveis ou aquela TV da sala para um outro momento, quando os objetivos profissionais dos dois já estiverem mais consolidados.

3. Revejam os gastos do cotidiano no orçamento familiar

Já que durante algum tempo vai faltar a grana de um de vocês, é preciso também rever o padrão de vida neste período. Cortar os supérfluos no supermercado, trocar o jantar em um restaurante caro por uma receita em casa bem gostosa e barata, eliminar despesas com tv a cabo, enfim, cortar onde puderem e onde for preciso!

Sim, nós sabemos que é um grande sacrifício, mas tenha sempre em mente o objetivo que há por trás disso. Todo este esforço está sendo feito em prol de um bem maior para os dois.

4. Busquem sempre a sintonia e o diálogo

Esta não será uma etapa fácil para vocês. Mas quem disse que a vida é feita só de bons momentos? O mais importante é que vocês estejam unidos e dando força um ao outro, assim todas as dificuldades serão superadas com mais facilidade.

Quando aceitamos o compromisso de dividir a vida com outra pessoa, automaticamente estamos também assumindo o compromisso de enfrentar dificuldades ao lado da pessoa que amamos. Para que um de vocês tenha força e motivação para mudar uma vida profissional que não anda bem, é preciso que o outro se disponha a ajudar. São nesses momentos que a gente descobre a força do sentimento e o quão sólida pode ser uma relação.

E acredite, quando os frutos das mudanças na carreira começarem a surgir, vocês viverão momentos maravilhosos que lhes farão ver que todo o sacrifício foi válido. Pé no chão, companheirismo, planejamento e determinação, essas são as chaves para que vocês possam crescer juntos!

(Fonte: Finanças Femininas)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Atualização da Rede Credenciada de Farmácias do SaneSaúde

Por questões relacionadas à operação, a Fundação Sanepar comunica que a Droga Raia não está...

Gestão dos investimentos dos planos previdenciários

Para otimizar a gestão de seus investimentos e garantir maior agilidade na alocação de recursos...