Cada vez mais trabalhadores não conseguem se aposentar, pois não dá para viver só com a aposentadoria do INSS se você cresceu profissionalmente.
A aposentadoria virou uma miragem, num deserto de governos incompetentes, irresponsáveis e corruptos, com visão só na próxima eleição e não nas próximas gerações.
Alguns especialistas rotulam aposentadoria como “retirar-se para os aposentos”.
Na verdade, a palavra aposentadoria vem do latim pausa, na língua inglesa “retirement” (retirar-se), no francês é retraiter (retrair), em espanhol “jubilacion” derivado de jubileu, que vem do hebraico “yovel” ou “yobel” que significa chifre de carneiro, uma trompa soprada na cerimônia de libertação dos judeus do cativeiro no Egito (libertação dos escravos).
Perceberam, amigos, as conotações são negativas, densas, porque a maioria das pessoas trabalha em atividades que odeiam. A maioria dos jovens, quando escolhem o vestibular, não tem idade nem maturidade suficientes para saber o que querem fazer para o resto da vida.
Por isso, acho fundamental os pais não apressarem os jovens nessa escolha e buscarem ajuda para que eles tomem conscientemente essa que é uma das mais importantes decisões na vida.
Por fim, antes eu ensinava as pessoas a guardar dinheiro para se aposentar, para ter renda sem precisar mais trabalhar.
Mudei de uns anos para cá. Mesmo quem pode não deve parar definitivamente. Agora ensino a guardar dinheiro para diminuir o ritmo, pois não ter uma razão para levantar de manhã mata.
(Fonte: Renato Follador)
Comente,
até breve…muito breve /*–*/