O que o emocional tem a ver com as suas dívidas?

O que o emocional tem a ver com as suas dívidas?

emotionalmoney

O que o emocional tem a ver com as suas dívidas?

Um dia ruim no trabalho ou alguma situação que te deixou triste pode ser o impulso para a famosa “terapia de compras” e também, o rombo na sua conta. Diversas pesquisas já comprovaram que pessoas com o emocional abalado têm mais problemas com dívidas no cartão de crédito, empréstimos, controle das finanças, entre outros.

Quando a dívida é muito alta, é importante refletir sobre os motivos que te conduziram ao endividamento. O último programa Conta no Vermelho da TV Carol Sandler, contou a história de uma seguidora que estava com muitas dívidas. Ela fazia compras grandes de uma só vez e o débito cresceu muito com os juros do cartão de crédito.

Para solucionar o superendividamento, Carol sugeriu o Programa de Apoio ao Superendividado do Procon, mas conversando com a seguidora foi possível perceber a relação entre a ansiedade e os momentos de compras compulsivas. Dessa forma, o auxílio psicológico também é uma opção.

O que é oniomania?

Em uma situação de superendividamento relacionada às compras compulsivas, consumo e gasto no cartão de crédito, é fundamental investigar se esse comportamento tem relação com o estado emocional. De acordo com a 

Organização Mundial da Saúde (OMS), 8% da população mundial sofre de oniomania, que é uma doença caracterizada pelo vício de comprar ou gastar, mesmo quando já tem muitas dívidas.

A pessoa que desenvolve esse tipo de transtorno precisa procurar atendimento psicológico. Existe tratamento para oniomania em diversos hospitais públicos de São Paulo e outras cidades, mas o primeiro passo é reconhecer que existe um problema e identificar onde está a raiz dele.

(Fonte: Finanças Femininas)

Comente, 

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Regulamento do Viva Mais Previdência

Em linha com as melhores práticas do setor e o compromisso com o bem-estar dos...

Por dentro dos Empréstimos!

Senado aprova Medida Provisória do crédito consignado, com isso, estamos mais próximos do retorno do...