O que é cuidar do seu dinheiro com estratégia?

dinheiro

O que é cuidar do seu dinheiro com estratégia?

Você já se perguntou se está cuidando do seu dinheiro corretamente? Se a resposta é sim, o que lhe falta é a clareza da sua estratégia com seu dinheiro.

E nessa hora vem a velha reflexão: “claro que eu sei o que eu quero com meu dinheiro: eu quero ser rico!”. E é natural e saudável que todos pensem assim, pois todos desejamos o melhor para si mesmo. Mas o que é “ser rico”? É possuir recursos inesgotáveis? É poder realizar gastos exorbitantes sem preocupação? Ou é a quantidade de meses que você consegue manter sua qualidade de vida sem trabalhar?

Pode até não parecer, mas “ser rico” não é um objetivo claro. No “ser rico”, você não tem prazo, não tem alvo e não tem uma estratégia. Você sabe que quer dinheiro, quer ter qualidade de vida, quer ter seus sonhos realizados, mas “como”?

Um início é se perguntar quanto gostaria de receber por mês ou quanto gostaria de poder gastar. R$ 10mil por mês lhe faria feliz? E R$ 50 mil? e R$ 500 mil? Trocando o “ser rico” por um alvo com prazo estipulado, você inicia o seu planejamento financeiro e já tem o seu primeiro objetivo para iniciar sua estratégia.

E como sair de um objetivo para uma estratégia? E o que isso tem a ver com os dilemas do dia a dia?

Nossa vida é dinâmica. Diariamente surgem novas oportunidades e problemas a serem resolvidos. Seja para comprar algo ou investir, sair do vermelho ou gastar mais consigo mesmo, dinheiro gera preocupação. E quanto menos claro for o papel do dinheiro pra você, maior o problema que você terá com ele.

Algumas vezes, sentimos que é muito cedo para agir diferente, ou que já é tarde, ou que não está seguro para mudar. Todos esses momentos tem uma coisa em comum: a falta de clareza. E todos sabem que para atingir uma vida saudável e próspera, é necessário tomar boas decisões ao longo da vida. Sem clareza não há o que se esperar.

Clareza exige saber o que você quer, onde quer chegar e quando. Exige saber que é melhor estar preparado para imprevistos do que se debater para consertá-los e que não há retorno sem risco.

Planejamento lhe traz clareza.

E a estratégia? Estratégia é você, tendo clareza do seu planejamento, saber para onde quer direcionar seu dinheiro, ao invés de descobrir para onde ele foi. E neste contexto, estratégia com dinheiro nada mais é do que você estar preparado para cuidar dele.

Quando você mapeia onde quer chegar, seus riscos, soluções para os riscos, objetivos principais e intermediários e o prazo de cada conquista, você começa a entender como seu fluxo financeiro mensal e a rentabilidade de seus investimentos podem te ajudar a conquistar seus objetivos. E analisando riscos, você passa a entender também como seus investimentos ou as incertezas da vida podem estragar tudo isso, se você não estiver preparado para eles.

E a partir do momento que você tem isso mapeado, fica fácil entender o que você tem que fazer com seu dinheiro, como você deve abordá-lo e onde deve investi-lo.

E a isso denomina-se estratégia.

(Fonte: Organizze)

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA!