Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que comer antes e depois do exercício físico

O que comer antes e depois do exercício físico

v211-18-health-id-403062-jpeg

O que comer antes e depois do exercício físico

O HuffPost Brasil consultou a nutricionista comportamental Ariane Bomgosto sobre o que comer antes e depois de atividades físicas. Veja abaixo as dicas:

Antes do treino

Para evitar o cansaço durante a atividade física, a nutricionista recomenda consumir alimentos leves que sejam fonte de energia, mas que sejam lentamente absorvidos pelo organismo. Para isso, uma boa opção é juntar um carboidrato com um outro alimento rico em fibras, como a banana e a aveia.

“Carboidratos simples, como pão branco, dão pico de açúcar no sangue, ou sejam a pessoa tem um pico de energia e depois se sente cansada. Acrescentando a aveia, ela vai segurar esse pico e a energia vai se manter durante toda a atividade”, explica Bomgosto. “Comer só uma fruta não é tão vantajoso porque ela dará energia só no começo do exercício, aí tem um pico de energia e cair rapidamente, como um efeito rebote.”

Outra combinação para dar mais energia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, como batata doce ou inhame, com uma proteína leve, como o ovo, ou um alimento fonte de gorduras boas, como o abacate ou nozes (castanha do pará, noz ou amêndoas).

“Para quem gosta de bebidas antes do exercício, fazer uma vitamina de abacate com água de coco natural é ótimo, pois ela é rica em minerais, vitaminas e gorduras boas”, ressalta a nutricionista.

Bomgosto acrescenta que o ideal é comer até uma hora antes de pedalar. “Isso varia de pessoa para pessoa, mas o ideal seria 30 minutos ou 40 minutos antes”, recomenda. “Não aconselho comer 10 minutos antes porque a pessoa pode se sentir pesada e ter mal-estar.”

Assim como comer poucos minutos antes, a pessoa deve evitar comer leguminosas ou pratos pesados e gordurosos, como uma feijoada. “Prefira alimentos mais naturais e leves.”

Sobre o uso do gel de carboidrato, a nutricionista recomenda atenção e cuidado redobrado, já que ele é rico em açúcar e é artificial. “É uma quantidade muito grande de açúcar, que engana o organismo, e pode não fazer bem a longo prazo. Pode sobrecarregar o pâncreas, que produzi a insulina.”

Após o treino

Após a atividade física, a primeira coisa é se hidratar com bastante água ou água de coco natural. A nutricionista também recomenda uma fonte de proteína, como carne de frango, peixe ou ovo, com um carboidrato, como arroz integral ou quinoa.

“Perdemos sais minerais, líquidos e massa muscular durante exercícios. Por isso, a proteína vai ajudar a repor a massa magra e nutrientes, assim como a água, verdura, legumes e um carboidrato bom”, recomenda. “Quanto mais colorido o prato, melhor.”

O uso de suplementos, como whey protein, é indicado para quem fez musculação, mas pode ser substituído por uma proteína natural, como o próprio ovo.

Para os amantes de ovos, Bomgosto lembra que eles devem ser ingeridos inteiros, nada de comer só a clara. “Diversos estudos já comprovaram que a gema também é fonte de proteína de qualidade, não tem motivo para descartar”, concluiu.

(Fonte: HuffPost Brasil)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...