Um novo estudo, realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e divulgado no jornal JAMA Psychiatry;revelou que existem cinco subtipos de transtornos mentais relacionados à depressão e à ansiedade. A pesquisa identificou que cada tipo se manifesta de maneira diferente e também estão em partes específicas do cérebro.Para fazer o mapeamento, as autoras ouviram 420 pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade, que participaram de testes neurológicos e psiquiátricos. O resultado mostrou que 19% dos entrevistados relataram sentir tensão, 13% sofrem com excitação ansiosa, 9% ansiedade geral, 9% melancolia e 7% anedonia.
O objetivo do estudo é possibilitar a melhora nos tratamentos. “Nós estamos tentando desembaraçar a sobreposição de sintomas em nossos diagnósticos atuais, o que pode ajudar a finalmente orientar escolhas de tratamento sob medida”, declararam as pesquisadoras.
Entenda os subtipos:
1 – Tensão
Esse foi o tipo mais identificado, que é caracterizado pela irritabilidade, com isso, o sistema nervoso e o corpo ficam super sensíveis e a pessoa se sente sobrecarregada.
2 – Impulso ansioso
Os sintomas vão desde os físicos, como coração acelerado e suor excessivo, a psíquicos, que interferem na memória, na concentração e no controle do pensamento.
3 – Melancolia
Há dificuldade para se relacionar com outras pessoas, o que causa isolamento social e sofrimento.
4 – Anedonia
Quem sofre com esse tipo de depressão para de sentir prazer com nas atividades realizadas e fica mais angustiada. O estudo explica que, mesmo com o quadro, as pessoas conseguem realizar as tarefas do dia a dia, por isso, muitas vezes o diagnóstico é mascarado.
5 – Ansiedade geral
Com sinais físicos, como estresse e excitação ansiosa, esse tipo reúne as principais características da ansiedade.
Depressão e ansiedade no Brasil
O transtorno é caracterizado pela tristeza, baixo autoestima e pessimismo, mas inclui sintomas como alteração no apetite, sono desregulado, dificuldade na concentração, entre outros. Além disso, a depressão está relacionada à ansiedade, que causa medo e preocupação extrema com atividades do dia a dia.
(Fonte: Minha Vida)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/