Fazer um planejamento financeiro pode ser uma grande dificuldade para algumas pessoas. Os motivos são vários – desorganização, preguiça e o mais comum de todos: a matemática.
Muita gente odeia fazer contas e planilhas. Para essas pessoas, vale bastante a pena o método dos envelopes para organizar as finanças. Ele é conhecido há muito tempo, e é exatamente como usá-lo que vou explicar neste post.
Primeiro passo
O primeiro passo para começar esse método é pegar vários envelopes e anotar na frente de cada um as diversas categorias de gastos. Os mais comuns são os seguintes:
• Casa
• Carro
• Estudos
• Mercado
• Lazer
• Investimentos
Você pode fazer quantos envelopes quiser. No primeiro mês que utilizar esse método, separe um dia da semana, durante quatro semanas, para anotar o quanto tem gasto em todas essas categorias. Guarde as notas fiscais dos produtos que comprou e posteriormente coloque dentro do envelope de cada categoria. Se gastou R$ 100 com combustível, coloque no envelope dedicado ao carro; se foi ao cinema, os respectivos gastos entram no envelope do lazer.
Anote os valores
Se não quiser ficar guardando notinha, você pode anotar numa folha todos os gastos da mesma categoria em uma semana, somá-los e colocar o valor total dentro do envelope. Escolha a forma com a qual se adapta melhor. Ao final do mês, você vai juntar todas as notas ou valores e somar tudo. Com esse valor, obviamente vai saber quanto gasta em cada categoria.
O ideal é que 50% dos seus gastos sejam reservados a despesas fixas como, por exemplo, água, luz, telefone e aluguel ou financiamento imobiliário; 30% do seu salário deve ir para gastos variáveis, como lazer e alimentação fora de casa, e 20% para seus investimentos.
Claro que isso não é uma regra rígida. Você pode adaptar ao seu gosto, mas nunca esqueça de investir, estudar e programar seu futuro. Isso é fundamental para que cresça como pessoa e profissional.
Reveja os gastos
Se o seu orçamento está muito diferente disso, vale a pena rever seus gastos. A mesma coisa se você está gastando muito mais do que ganha. Mas cuidado nessa hora: muitas pessoas cortam somente o orçamento do lazer para ajustar as finanças e mantêm o resto inalterado.
Isso é muito comum, mas acaba levando você a desistir do seu planejamento muito facilmente, pois ninguém aguenta ficar muito tempo sem lazer. Então, procure cortar gastos em todas as categorias se for necessário.
Feitos os ajustes e anotados os valores, é hora de se programar para o próximo mês. Muita gente gosta de tirar todo o valor necessário para pagar as contas e colocar as notas de dinheiro dentro dos envelopes para gastar sem fugir do orçamento. Pode ser uma boa alternativa, principalmente se você foge da linha de vez em quando. Claro, só não se esqueça de guardar bem os envelopes para não correr o risco de ser roubado.
Não ande com mais que o necessário
Passando os dias, você retira somente o valor necessário para cobrir o gasto daquela categoria no dia. Não saque mais que o necessário, pois corre o risco de ficar sem dinheiro durante o mês. Além disso, se for utilizar o método dos envelopes, não é recomendável que use o cartão de crédito, pois acrescentará um gasto não previsto em seu planejamento.
Caso deseje usar o cartão de crédito, separe um envelope com o valor aproximado da fatura. Assim não fica em débito com seu banco. Se você já tentou organizar suas finanças antes e não conseguiu, vale bastante a pena tentar esse método!
(Fonte: Descomplique UOL)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/