Mercado de trabalho terá recuperação em 2018, indica pesquisa

Mercado de trabalho terá recuperação em 2018, indica pesquisa

business-1031754_1920

Mercado de trabalho terá recuperação em 2018, indica pesquisa

Assim como o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou queda no desemprego, o resultado apresentado pelo Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), mostra uma tendência de recuperação do mercado de trabalho já nos primeiros meses de 2018. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) explica que a pontuação do índice chegou a 107 pontos em dezembro de 2017, e é o melhor resultado da série iniciada em junho de 2008.

O Instituto também verificou a situação do mercado de trabalho no Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) que avançou 1,7 ponto chegando a marca de 100,3 pontos, maior registro desde março de 2017, quando a pontuação era de 100,6.

O economista da FGV, Fernando de Holanda Filho, alega que o IAEmp reflete a expectativa de melhora dos negócios e planos de contratação das empresas nos próximos meses, e que a geração de postos de trabalho deve avançar ainda mais ao longo do ano.

Embora o economista fale sobre melhora, ele também avalia que as variações positivas não significam um mercado de trabalho farto, mas, sim, um cenário ainda difícil para o trabalhador. “A taxa de desemprego se mantém na casa dos 12% e a geração de vagas continua ocorrendo predominantemente no mercado informal , retratando um mercado de trabalho ainda complicado”, conclui.

Categorias

De acordo com a FGV, o crescimento do Indicador Antecedente de Emprego aconteceu em seis das sete categorias existentes, com destaque para aquelas que apuram a situação dos negócios para os próximos seis meses, na Sondagem da Indústria de Transformação, além da situação atual da Sondagem de Serviços.

A pesquisa também mostra que a classe de renda mais baixa, de consumidores com renda familiar de até R$ 2,1 mil foi a que mais contribuiu para a alta, já que obteve crescimento de 9,5 pontos.

O indicador fechou 2016 em 90 pontos, abriu 2017 em 95,6 e só veio a ultrapassar a marca dos 100 pontos em setembro do ano passado, o que demonstra recuperação numérica no mercado de trabalho do País.

*Com informações da Agência Brasil

(Fonte: Economia IG)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Por dentro dos Empréstimos!

Senado aprova Medida Provisória do crédito consignado, com isso, estamos mais próximos do retorno do...

Regulamento do Viva Mais Previdência

Em linha com as melhores práticas do setor e o compromisso com o bem-estar dos...