Janeiro Branco e saúde mental em tempo de pandemia

whitejan

Janeiro Branco e saúde mental em tempo de pandemia

O primeiro mês do ano, geralmente marcado por um período de reflexões, planejamentos e metas, é também o mês da campanha Janeiro Branco, que convida a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

A depressão é um dos grandes males do nosso século. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença afeta mais de 350 milhões de pessoas no planeta. A ansiedade atinge 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas. Em tempos de pandemia, o Janeiro Branco (campanha criada por um grupo de psicólogos mineiros em 2014) assume ainda mais relevância.

O ano que passou foi atípico e, certamente, terá reflexos na saúde mental da população mundial. O ano marcado pela pandemia trouxe mudanças na rotina da população impostas pelo isolamento social, que promoveu o distanciamento de amigos e parentes.
A harmonia familiar foi amplamente testada e colocada em debate. Profissionais tiveram que se adequar a um novo modelo de trabalho em casa. Pais e mães passaram a estreitar o relacionamento com filhos sem aulas presenciais. Tudo isso, somado ao medo do contágio e da morte, à incerteza da empregabilidade e ao luto vivido por quem perdeu um ente querido para a Covid-19, completam um cenário desafiador para a mente humana, com ingredientes propícios para o sofrimento psicológico.

As turbulências emocionais do cenário pandêmico devem gerar impactos na saúde mental da população, que já é preocupante. Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.
Depressão é uma doença séria e deve ser diagnosticada o quanto antes. Saber identificar um quadro depressivo, por exemplo, é uma maneira de evitar o sofrimento contínuo e um agravamento ainda maior da situação, que pode levar à morte.

É essencial buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas.

É importante destacar que nem todo sintoma físico requer tratamento. Algumas respostas reacionais são condizentes com o momento que a população mundial tem passado. Mas vale lembrar que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas.

O Janeiro Branco na pandemia tem importância ainda maior no processo de conscientização sobre as doenças psicológicas.
O bem-estar emocional é um dos componentes para um estado de equilíbrio e felicidade. Esse bem-estar pode ser estimulado e aprimorado, mesmo diante de mudanças e desafios.

O ano de 2021 abre caminho para as mudanças. Um ano novo, com novas perspectivas e que já começa com a boa notícia das vacinas contra a Covid-19. “Esperança” é a palavra do recomeço. Com todas essas relevantes pautas, esperamos que 2021 seja um ano produtivo de conquistas para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

(Fonte: O tempo)

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/