Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

stomachachebloat

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

Você sofre ou já sofreu com inchaço abdominal?  O problema atinge cerca de 20% da população adulta – e quem passa por essa situação experimenta a sensação de ter comido demais, além de sintomas como pressão na área abdominal e, possivelmente, náuseas, dores e cólicas.

Embora muitas dietas detox e receitas diuréticas estejam por aí, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, com a ajuda da nutricionista Talitta Maciel, preparamos um tira-dúvidas para você entender mais sobre todo o conjunto que envolve o inchaço abdominal. Confira:

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

1. Quais são as principais causas do inchaço abdominal?

O inchaço na região abdominal normalmente é derivado da flatulência e da retenção de líquidos no nosso organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2 kg durante um só dia. O excesso de gases, além de causar flatulência, causa distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso. Os alimentos que colaboram para esse inchaço são os ricos em sal e sódio, como os industrializados, embutidos, conservas e até mesmo bacalhau ou carne-seca.

2. Quais são os alimentos que ajudam a reduzir esse inchaço?

Antes de mais nada, a primeira dica é beber muita água. Para que com isso, seu corpo consiga estimular o funcionamento dos rins, ativar a circulação e eliminar as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. 
Consuma hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pera e abacaxi. As folhas facilitam a digestão e equilíbrio do intestino. Invista também em alimentos ricos em cálcio (derivados de leite) e potássio (frutas como a banana, vegetais como brócolis e espinafre e leguminosas como a soja). Eles controlam uma bomba dentro no nosso organismo chamada de sódio potássio que com o auxílio do cálcio, torna a eliminação de sódio em excesso mais eficaz.

3. E os tais alimentos diuréticos? Como funcionam?

A palavra diurético é designada a algumas substâncias que têm a função de estimular a eliminação de água e sal do organismo. Eles podem ser ingeridos na forma de medicamentos ou através da alimentação. Os alimentos diuréticos são excelentes para combater a retenção hídrica, e se destacam por possuírem alto teor de água em sua composição. Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para o bom funcionamento dos rins, é preciso ter uma dieta com alta ingestão de água e alimentos com alto teor de líquido – exemplos são melancia, melão, morango, pepino e tomate. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com maior frequência. Os medicamentos diuréticos são receitados para baixar a tensão arterial e tratar a insuficiência cardíaca e outros problemas graves. Reduzem os níveis de líquidos e sal do organismo e aliviam os sintomas de edema – retenção de líquidos, geralmente nos pés e tornozelos.

4. Há alguma contraindicação para uma dieta diurética?

Infelizmente, muitos diuréticos também estimulam a eliminação do cálcio, podendo levar à perda de minerais nos ossos e de quantidades excessivas de potássio através da urina. Os baixos níveis de potássio no sangue podem produzir outros efeitos, como perda de apetite, prisão de ventre, fraqueza muscular, perda de memória e confusão, e ainda, em casos mais graves, a deficiência de potássio pode interferir com o normal funcionamento do coração. Se tem intenção de tomar diuréticos, é importante lembrar que grandes quantidades de alimentos ricos em potássio, como bananas e batatas, são indispensáveis na sua dieta.

(Fonte: Sportlife)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...