Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância dos alimentos ricos em vitamina E

A importância dos alimentos ricos em vitamina E

muesli-1376575_1920

A importância dos alimentos ricos em vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E são muito importantes e precisam estar na nossa alimentação diariamente, pois desempenham papel importante na construção de alguns tecidos do nosso corpo, além de auxiliar em funções consideradas vitais no nosso organismo.

A vitamina E é formada por duas classes de moléculas, tocoferóis e tocotrienóis, que nada mais são que antioxidantes poderosos.

Os antioxidantes são responsáveis por limpar nosso organismo dos radicais livres que nos atingem todos os dias. Esses radicais são extremamente prejudiciais à saúde e, inclusive, causam câncer.

Vitamina E: Entenda todos os benefícios

Como dito anteriormente, a vitamina tem o poder de proteger o organismo dos radicais livres. Por ser um antioxidante poderoso, podemos afirmar que auxilia o corpo na prevenção do câncer.

Os radicais livres também causam o envelhecimento precoce das células, ou seja, a vitamina E funciona também como um antirrugas natural. Logo é comum encontrar cosméticos à base desse nutriente.

A vitamina E possui propriedades que aumentam a fertilidade da mulher, sendo indicada em casos de tratamento para engravidar.

A vitamina E também auxilia o corpo na hora de absorver a vitamina A, o que a faz importante em tratamentos onde as pessoas sofrem com algum problema de pele ou nos olhos, por exemplo.

Quantidades recomendadas de vitamina E

A quantidade diária recomendada de vitamina E gira em torno de 15mg por dia.

A ingestão excessiva dessa vitamina pode elevar os riscos de sangramento, já que ela possui uma ação anticoagulante dentro do organismo. O limite máximo de consumo diário fica em torno de 1.000mg por dia.

Essa vitamina não engorda, já que não participa no metabolismo energético do corpo, porém geralmente é encontrada em alimentos mais gordurosos, em óleos vegetais, castanhas e nozes, que são alimentos que, quando consumidos em excesso, podem engordar um pouco.

Os alimentos fontes de vitamina E são, em sua maioria, de origem vegetal, como as oleaginosas, cereais integrais, óleos vegetais e algumas sementes.

Porém, há exceções: Ovos, fígado e as gorduras das carnes também são ricos nessa vitamina. Lembrando que não é aconselhável consumir carnes gordurosas por muitos motivos, pois não são fontes muito saudáveis de energia.

Confira agora uma lista com todos os alimentos que podemos encontrar vitamina E:

Alimentos ricos em vitamina E

  • Pistache: contém 3,5mg de vitamina E em 65 gramas do alimento;
  • Amêndoas: contém 4,5mg de vitamina E em 80 gramas do alimento;
  • Castanha do Pará: contém 5mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Óleo de amêndoas: contém 5mg de vitamina E em 13 gramas do alimento;
  • Amendoim: contém 5mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Óleo de girassol: contém 7mg de vitamina E em 13 gramas do alimento;
  • Avelã: contém 15mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Semente de girassol: contém 17mg de vitamina E em 30 gramas do alimento;
  • Óleo de gérmen de trigo: contém 17mg de vitamina E em 30 gramas do alimento.

Deficiência de vitamina E: Causas e Sintomas

A deficiência de vitamina E pode acontecer em pessoas que não conseguem absorver a gordura dos alimentos, o que geralmente ocorre com bebês prematuros que nasceram abaixo do peso ideal, ou com adultos que sofrem de alguma desordem grave de metabolismo de gordura.

Os sintomas da falta de vitamina E no organismo são geralmente caracterizados por problemas neurológicos, causados por condições nervosas prejudicadas.

Em casos de pessoas que não conseguem absorver as gorduras na digestão, a suplementação de vitamina E se faz necessária, mas é importante consultar um médico antes, para que se tenha uma dieta adequada para o seu corpo e metabolismo.

Quem não sofre nenhuma desordem no metabolismo consegue facilmente adquirir as quantidades de vitamina necessárias através de uma dieta equilibrada com alimentos ricos em vitamina E.

(Fonte: suasdicasdesaude)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Psicologia do consumismo: como o pertencimento afeta as finanças

O comportamento financeiro de um indivíduo é moldado por uma combinação de fatores racionais e...

Pesquisa de Satisfação Fundações

Já está disponível a pesquisa de satisfação dos planos das Fundações Sanepar! Você é participante...