Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Futuro do trabalho: 3 dicas para as mulheres

Futuro do trabalho: 3 dicas para as mulheres

image-from-rawpixel-id-545700-jpeg

Futuro do trabalho: 3 dicas para as mulheres

Há muita discussão em torno do futuro do trabalho e do impacto que a automação terá nas indústrias, áreas e funções. Os especialistas afirmam que, em breve, seremos pagos pela nossa criatividade, inteligência emocional e flexibilidade cognitiva. Embora essa visão inspiradora possa se tornar real, o que está acontecendo, por enquanto, é um crescimento da robotização que elimina empregos. E isso está afetando as mulheres desproporcionalmente.

A boa notícia é que a perspectiva não precisa ser sombria. Há coisas que você pode começar a fazer agora para se posicionar no futuro. Em vez de simplesmente esperar ele chegar, comece a tomar iniciativas para que ele funcione quando for a hora.

O futuro do trabalho trará mudanças que só podemos imaginar. A transição é difícil, mas também é uma oportunidade de fazer algo diferente – e melhor. Considere as possibilidades de onde você gostaria de estar, porque esse pode ser o momento pelo qual você esperou a vida toda.

1. Permita-se imaginar as oportunidades que o futuro do trabalho pode oferecer

Quando pensamos no futuro do trabalho, é realmente fácil imaginar algo pós-apocalipse: o surgimento das máquinas, o pânico. Em vez disso, reserve um momento e reformule os desafios com antecedência. Não se preocupe em qual será sua relevância no mundo. Em vez disso, considere como você pode usar as mudanças para criar oportunidades novas para si mesma.

Como agir: Faça uma lista de possibilidades que o futuro do trabalho pode ter para você. Não se preocupe com o porquê ou como elas funcionarão, concentre-se nas possibilidades e não nos problemas. Em seguida, escolha uma – talvez a maior e mais louca de todas. Quais ações seriam necessárias para fazer desta alternativa uma realidade? Então faça. Na pior das hipóteses, você irá aprender enquanto desenvolve suas habilidades criativas para resolver problemas. Se tudo sair como o planejado, você estará com o terreno preparado para um futuro repensado e bem-sucedido.

2. Aprimore-se constantemente

A prioridade número um é manter sua relevância e qualificações para sua função atual. Embora você não pense que sua profissão está em processo de mudança, é provável que esteja, talvez de forma sutil e imperceptível.

Em seguida, você precisa se preparar para a sua próxima função inspirada no futuro. A natureza do trabalho está em modificação, mas ninguém realmente sabe como será o futuro quando ele estiver totalmente aqui. Isso significa que estamos em um período prolongado de transição e é preciso expandir o conhecimento continuamente para novas áreas. Além de atualizar seu conjunto de habilidades atuais, é necessário estar preparada para aprender coisas novas.

Como agir: Participar de eventos do setor é uma ótima forma de começar, porque é lá que surgirão novas ideias antes que elas se transformem em tendências. Outra alternativa é fazer cursos online massivos abertos (MOOCs) – plataformas de aprendizado extremamente populares e de fácil acesso, onde é possível fazer qualquer coisa, desde a aula mais popular (de graça!) até aprender mais sobre dados, marketing e codificação. Confira MOOC.org, Lynda.com, Coursera e General Assembly.

3.Mantenha sua rede de contatos atualizada

A maioria das pessoas visualiza o networking como a participação em um evento: pegar desajeitadamente uma taça de vinho barato e tentar conversar com alguém que não está concentrado no telefone celular. Isso não é construir uma rede de contatos. É perda de tempo.

Networking hoje é estabelecer o trajeto para a sua próxima posição profissional – interna ou externa. Significa encontrar mentores e admiradores, identificar onde há oportunidades potenciais de aterrissar ou criar um papel e se conectar com pessoas influentes para ajudá-lo a chegar onde você quer. No quesito sororidade, também quer dizer fazer tudo ao seu alcance para orientar, defender e conectar outras mulheres ao longo do caminho.

Mais importante: networking significa construir credibilidade em torno de sua expertise em uma área. Crie sua marca registrada. Não é uma ideia nova, mas uma tática que, de repente, passou de relevante para um pequeno número de executivos de alto escalão a importante para todos. A tecnologia democratizou a capacidade de qualquer um ser um especialista, o que significa que isso é cada vez mais esperado de todos.

Como agir: Saia e comece a criar conexões. Se você se sentir mais confortável em interações sociais, faça uma festa e convide algumas pessoas que você realmente não conhece – será ainda mais fácil se o encontro for na sua própria casa. Pratique conversando com as pessoas que a cercam todos os dias – na academia, lavanderia ou supermercado. Elogie (“Eu amo seus tênis!”) ou faça uma pergunta (“Você se importa se eu perguntar onde você comprou seu tênis?”). Vá para um evento sobre um tema do qual goste, onde todos compartilham do mesmo interesse. Quando estiver pronta para o próximo nível, considere fazer parte de uma rede profissional onde todos os membros se dediquem a apoiar um ao outro.

(Fonte: Forbes)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Atendimento Fundações Sanepar

No dia 04 de dezembro, nossos colaboradores participarão de um treinamento intensivo com o objetivo...

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...