Você sabe diferenciar quais são as frutas com baixo índice glicêmico daquelas com altos valores? Ou melhor, você sabe o que é isso?O índice glicêmico é uma característica dos alimentos que contêm carboidratos, que se refere à velocidade de absorção da glicose.
Alimentos, e frutas, com alto índice glicêmico resultam em uma rápida elevação da glicose sanguínea, aumentando a secreção de insulina. Já os alimentos com baixo índice glicêmico liberam a glicose para ser absorvida lentamente, controlando os picos de insulina, promovendo controle do apetite e aumento do uso das reservas de gordura como fonte de energia.
“No primeiro caso, o problema é que a insulina aumentada proporciona o aumento das reservas de gordura e, por reduzir a glicemia na sequência, promovem aumento de apetite. Assim, estes alimentos mantém um processo contínuo de fome, dificultando o controle do peso corporal”, explica a nutricionista Camila Avileis, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna.
Confira algumas frutas com baixo índice glicêmico que você pode inserir na sua dieta sem peso na consciência!
Frutas com baixo índice glicêmico
• LARANJA: 90kcal/unidade pequena.
• MAÇÃ – 80kcal/unidade pequena.
• PERA – 100kcal/unidade pequena.
• PÊSSEGO – 62kcal/unidade média.
• MORANGO – 12kcal/unidade média.
• CEREJA – 10kcal/unidade média.
• GOIABA – 170kcal/unidade média.
• ABACAXI – 75kcal/fatia média.
“É importante lembrar, que a maneira que se consome a fruta pode alterar o índice glicêmico dela. Sucos de fruta tem este índice muito aumentado, pois a fibra é retirada. A laranja, por exemplo, passa ter alto índice glicêmico quando consumida na forma de suco. Assim, o ideal é consumir as frutas in natura e quanto mais casca e bagaço, menor o índice glicêmico”, ensina a nutricionista.
Para você que está na luta contra a balança, a especialista diz o que não há dúvidas de que o melhor é dar preferência para as frutas de baixo índice glicêmico, pois elas promovem digestão lenta e liberam o açúcar no sangue aos poucos, o que garante saciedade por um período prolongado. Isto te ajudará a ter mais tempo para gastar a energia ingerida, reduzindo o risco de estocá-la como gordura – que é exatamente o que você quer perder. Fique atento (a) e foco na dieta!
(Fonte: Sport Life)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/