Finanças pessoais: práticas essenciais para uma vida financeira estável

Finanças pessoais: práticas essenciais para uma vida financeira estável

finançashappwom

Finanças pessoais: práticas essenciais para uma vida financeira estável

Planejamento, organização dos gastos e quitação de dívidas são fatores primordiais para ter o controle do seu próprio dinheiro melhor forma para alcançarmos estabilidade financeira é investindo em ferramentas que nos auxiliam a encontrar esse controle. Separamos algumas dicas para quem pretende tomar as rédeas de sua vida financeira e evitar que o final do mês se torne uma preocupação. A adoção de práticas de organização é mais simples do que o imaginado, e, aqui, você vai conhecer algumas opções de “aliados” para essa jornada.

Quando falamos em organização, o primeiro – e mais importante – ponto é anotar suas entradas e saídas. Todo valor recebido e gasto deve ser precisamente listado (essa quantia é chamada de custo de vida), e o remanescente é o que você terá livre para aplicar de alguma forma, visando criar uma reserva financeira.

A princípio, não se cobre por não conseguir destinar um montante realmente expressivo para esse fim, pois a construção da reserva é linear e sequencial. Vale lembrar que o investimento em lazer faz parte do seu custo de vida; a dica é nunca deixar de contar com ele como despesa fixa, para que depois não seja preciso alterar os valores destinados à reserva, por não tê-lo como algo essencial.

Para nos auxiliar nessa jornada de economia, o uso de apps, sites e planilhas financeiras é recomendado. Além de uma visão melhor de nossos rendimentos mensais, alguns desses oferecem simuladores de quantias indicadas para cada necessidade, facilitando a vida de quem pretende se organizar, sem ultrapassar suas possibilidades.

Quando pensamos em economia, é importante priorizar a quitação de dívidas que geram juros muito altos. A parte mais importante de um processo de organização é o corte de valores que comprometem parte de nosso orçamento de forma “evitável”. O mais indicado em caso de atrasos é a renegociação, pois ela evita que mais juros sejam gerados e te devolve a possibilidade de crédito, caso adquirir algum bem esteja em seus planos. 

Para quem pretende fazer alguma compra, vale sempre pesquisar quais as melhores opções para conquistar o bem desejado. Uma opção para os que pretendem comprar carros é observar detalhadamente as condições para financiamento em cada instituição, e, caso o comprador já tenha um montante, pesquisar opções em leilões online de automóveis. Por se tratar de veículos mais baratos, dependendo de qual for a necessidade do comprador, essa é uma opção realmente interessante.

Em suma, alguns pontos são essenciais para que a relação com nossa vida financeira melhore. É importante frisar que paciência e organização são duas palavras de ordem nesse processo, e que, como citado, existem opções para todos os gostos e estilos de consumidor. Agora que você conhece alguns, é só fazer com que sua vida financeira passe a estar a seu favor!

(Fonte: Folha BV)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...