Finanças pessoais: 5 dicas para equilibrar as contas até ao final do ano

Finanças pessoais: 5 dicas para equilibrar as contas até ao final do ano

euilcont

Finanças pessoais: 5 dicas para equilibrar as contas até ao final do ano

Novembro está quase a terminar e, por isso, aproxima-se o final do ano. Apesar de esta ser uma altura de mais despesas e de maior consumismo, ainda é possível equilibrar as contas e conseguir alguma poupança, de modo a entrar em 2022 com as finanças pessoais equilibradas. 

É neste sentido que o Doutor Finanças apresenta cinco dicas de poupança. Tome nota: 

1. Gaste menos no supermercado com melhores compras 

“Para poupar nas compras de supermercado, o essencial é fazer uma lista e, respetivamente, um orçamento de quanto pretende gastar mensalmente. De modo a preparar a sua ida ao supermercado, pode ainda consultar os folhetos da semana de cada instituição para comparar preços e ver onde os produtos que quer estão mais baratos. Mesmo que seja uma diferença de cêntimos, se continuar estes hábitos vai tornar-se numa maior poupança a longo prazo.”

2. A conta da energia é elevada? Saiba como reduzir 

“Caso a sua conta da energia, incluindo eletricidade e gás, costume ser elevada, pode optar por dois caminhos para passar a pagar menos: arranjar formas de poupar na energia diariamente, ou mudar de fornecedor de energia. Se quiser manter o seu fornecedor, opte, por exemplo, por comprar extensões para tomadas possíveis de ligar e desligar, para que as desligue sempre que não a esteja a utilizar. Depois, tenha mais atenção ao acender e manter de luzes ligadas na sua casa.”

3. Poupe dinheiro regrando a água

“Existem várias dicas que pode seguir para poupar água, e, consecutivamente, dinheiro. Além de estar a ajudar o planeta, está ainda a reduzir a sua fatura de água ao final do mês.”

4. Já pensou em pedir uma revisão dos seus créditos?

“Pedir uma revisão das condições dos seus créditos pode ser uma boa solução para que reduza as prestações mensais atuais que paga. Isto porque, por exemplo, numa revisão do crédito habitação, além da revisão das condições do crédito, podem ainda ser revistos os vários produtos associados. Produtos como o seguro de vida e os multirriscos ou o cartão de crédito.”

5. Pondere uma transferência do crédito habitação

“Se não conseguir uma redução da prestação do seu crédito habitação através de uma revisão de condições diretamente com o seu banco, pode fazer uma transferência do crédito para outra instituição. Pode conseguir uma que lhe ofereça outras condições com uma prestação mais baixa.”

(Fonte: Notícias ao Minuto – Economia)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...