Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estudo associa reações físicas a emoções como raiva e tristeza

Estudo associa reações físicas a emoções como raiva e tristeza

rage-1564031_1920

Estudo associa reações físicas a emoções como raiva e tristeza

A raiz de expressões como “cabeça quente” ou “peito pesado” podem ter fundamento científico, de acordo com um  novo estudo conduzido pela University of Turku e divulgado no site do jornal britânico Daily Mail.

O experimento mostrou que as emoções afetam o corpo de formas diversas. Por exemplo: quando estamos com raiva, ficamos mais conscientes da nossa cabeça e braços do que o habitual – talvez porque inconscientemente estamos prontos para uma luta.

A tristeza tem o efeito oposto, e torna nossos membros fracos. Em contrapartida, tomamos mais consciência sobre o peito e o coração. A depressão, por sua vez, também nos deixa mais fracos, sendo que o mal estar é sentido na garganta e no sistema digestivo.

Os pesquisadores finlandeses mostram a 700 voluntários filmes e histórias destinados a evocar emoções particulares. Os homens e mulheres tinham que assinalar as partes do corpo que sentiam mais ou menos ativas.

Os resultados se mostraram os mesmos em diferentes culturas: a felicidade, por exemplo, tomou conta de todo o corpo. Os especialistas acreditam que o estudo pode ser um aliado na descoberta de novos tratamentos para distúrbios psicológicos como a depressão e a ansiedade.

(Fonte: Saúde Terra)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/         

 

 

 

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...