Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda por que o tempo seco faz mal à saúde e saiba se prevenir

Entenda por que o tempo seco faz mal à saúde e saiba se prevenir

temposeco

Entenda por que o tempo seco faz mal à saúde e saiba se prevenir

A baixa umidade do ar causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no sistema respiratório, ressecando as mucosas. No outono, boa parte do Brasil sofre com o tempo seco. E as temperaturas altas, combinadas com a baixa umidade do ar e a poluição, trazem sérios riscos à saúde, fazendo com que os casos de problemas respiratórios cresçam em 40% neste período*.

A baixa umidade do ar, característica desta estação, causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no sistema respiratório, ressecando as mucosas. Isso faz com que elas fiquem mais sensíveis às irritações.

“A mucosa respiratória é a que mais sofre as consequências desse tempo seco. É comum o nariz ficar entupido, irritado e ter até sangramento. A garganta também pode ficar incomodada, a gente tem um certo desconforto para engolir”, explicou alergista e imunologista Gustavo Wandalsen, em entrevista ao programa Viver é Melhor, da Super Rede Boa Vontade de Rádio.

Por causa desse ressecamento das mucosas, completa o doutor, os problemas respiratórios ocorrem com mais frequência neste período, normalmente acompanhados de tosse, cansaço e falta de ar. Culpa da baixa umidade do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o ideal é que os medidores mostrem uma umidade variando entre 40% e 60% para que o corpo humano continue saudável. O que, infelizmente, não tem acontecido em algumas regiões do País.

O Instituto Nacional de Meteorologia informou que a primeira quinzena de maio foi marcada por tempo seco e calor no centro-sul do Brasil. Goiás, Distrito Federal e o centro-leste e o norte de Mato Grosso, por exemplo, chegaram a registrar níveis de umidade do ar em torno dos 30%. Porcentagem suficiente para que seja decretado estado de atenção.

Quem é mais suscetível ao tempo seco?

O alergista e imunologista afirma que o tempo seco costuma prejudicar, principalmente, as pessoas que já têm algum problema alérgico de base, como rinite e asma.

Dr. Wandalsen ressaltou, contudo, que o tempo seco NÃO CAUSA alergias, apenas acentua uma crise. “Quem já tem rinite pode piorar durante esse período. A mesma coisa com a asma, as crises são mais comuns ou podem ser mais graves durante esse período”, comentou.

Isso não quer dizer que você está livre desses problemas caso não tenha histórico de alguma dessas doenças alérgicas. Ninguém está imune dos impactos da baixa umidade do ar. Todos — crianças, jovens, adultos e idosos — devem tomar os devidos cuidados para não sofrer com o calor e a estiagem.

(Fonte: Boa Vontade)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! 

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...