Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Educação Financeira para Jovens: 10 dicas para atingir a sua liberdade financeira

Educação Financeira para Jovens: 10 dicas para atingir a sua liberdade financeira

bonding-1985863_1920

Educação Financeira para Jovens: 10 dicas para atingir a sua liberdade financeira

O futuro chega mais rápido do que você imagina

Não fique achando que só terá que preocupar com sua aposentadoria no futuro. Ficou cada vez mais explícito que governo federal nenhum é confiável quando lidamos com esse tema. Comece a construir seu patrimônio de longo prazo a partir de agora.

Crie uma estratégia financeira para atingir sua independência financeira

 Saber o que fazer com o dinheiro é tão importante como ganhá-lo. Estude bons livros sobre o assunto e não deixe de acompanhar as dicas concretas do programa Educação Financeira para Todos.

Tenha os juros compostos como seu grande aliado

 O jovem possui o tempo a seu favor. A capacidade que os juros compostos têm, em 15, 20 ou mais em formar quantias astronômicas, é fantástica. Quanto mais jovem você começa a investir, mais cedo você vai obter a independência financeira.

Seja frugal

Gaste menos do que ganha e invista a diferença. Pequenas quantias que você desperdiça hoje podem te ajudar a chegar mais cedo na sua independência financeira. Fique atento com espertezas do comércio (vendas casada, título de capitalização, venda adicional etc) para incentivar você a comprar o que você não quer ou não precisa.

Estude seus direitos do consumidor

Além de não ser passado para trás por mal fornecedores e prestadores de serviço, você vai proteger melhor o seu patrimônio, que você está construindo com seu duro esforço.

Adie o sonho da casa própria

 Junte o dinheiro e invista numa aplicação com boa rentabilidade (ex: Tesouro Direto) para receber os juros. Só compre a sua casa quando tiver certeza que vai se estabelecer por um bom tempo naquele lugar. Lembre-se que o jovem pode receber propostas de melhores empregos em várias cidades distintas em poucos anos.

Não compre veículo zero quilômetro

É dinheiro jogado fora. Adquira em bom estado de conservação e com poucos anos de uso. Pegue essa diferença e aplique. Carro zero tem seguros e impostos muito caros. Dê preferência ao transporte público ou uso do Uber (se for possível).

Compra por impulso só te leva para o buraco financeiro

 Fique atento e não consuma sem ter certeza realmente de que pode estar fazendo isso. Não aceite propostas de fidelidade de companhias telefônicas sem estudar bem o assunto. E fique de olho em produtos da moda, que são mais caros que outros similares.

Evite comprar aparelhos celulares sofisticados

 Procure aparelhos de gerações mais antigas, que já estão bem mais baratos ou até avalie a compra de um usado em bom estado (com nota fiscal sempre). Sai bem mais barato e é dinheiro certo para você aplicar para o seu bem.

Procure se valer da economia do compartilhamento

 Se for viajar, avalie ficar em imóveis do Airbnb; se tiver Uber para se locomover, prefira o seu uso ao táxi. A experiência vale mais do que nunca sobre a propriedade. É uma tendência e você pode economizar muito a seguindo.

(Fonte: Educação Financeira para Todos)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Atendimento Fundações Sanepar

No dia 04 de dezembro, nossos colaboradores participarão de um treinamento intensivo com o objetivo...

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...