Educação Financeira para administrar seu dinheiro: 5 dicas para sobrar grana

Educação Financeira para administrar seu dinheiro: 5 dicas para sobrar grana

thinkmenfin

Educação Financeira para administrar seu dinheiro: 5 dicas para sobrar grana

Educação Financeira – Como está a sua vida financeira? Se a resposta para essa pergunta for negativa, fique sabendo que existem muitas maneiras de reverter essa situação. Nesta data, acompanhe as informações que o Guia do Ex-Negativado preparou para você e descubra como administrar seu dinheiro!

Educação Financeira para administrar seu dinheiro

Quando alguém se propõe a colocar em práticas fundamentos da Educação Financeira, ela estará dando um passo enorme para uma vida menos tumultuada. Como já se sabe, a saúde financeira ruim tende a afetar drasticamente diversas áreas da vida. Desse modo, veja algumas dicas vitais para administrar seu dinheiro:

1. Planeje seus investimentos

Para administrar seu dinheiro, é interessante começar a guardar uma parte da sua renda mensal. O mais importante é, portanto, ter um plano de economia, mesmo que os valores iniciais sejam baixos. Considere isso, portanto, ao poupar sua grana no fim do mês!

2. Faça uma lista com as despesas essenciais

As despesas essenciais são aquelas que você paga todos os meses, como contas de luz, água, internet, telefone, etc. Com esse hábito, portanto, é possível saber quanto dinheiro sobra para outros investimentos, como atividades de lazer ou poupança.

3. Estabeleça uma meta

Por que você deseja ter educação financeira em sua vida? Por que administrar seu dinheiro? Se não sabe a resposta para essas perguntas, dificilmente, então, vai conseguir controlar seus gastos. Isso acontece porque, quando não determinamos um objetivo, fica mais fácil encontrar argumentos para gastar o salário mensal.

Estabeleça, portanto, metas atingíveis. Não precisa ser valores altos. O importante é ter um objetivo a ser alcançado. À medida que for alcançando resultados positivos, você pode, se quiser, ir aumentando o sarrafo.

4. Tenha um fundo de emergência

Guarde uma certa quantia da sua renda para um fundo de emergência. Vale ressaltar que esse valor só sairá da sua conta quando realmente ocorrer alguma emergência. Aplicando essa prática, então, você consegue administrar seu dinheiro e evita muitas surpresas no futuro.

5. Mude o seu estilo de vida para a Educação Financeira

A maioria das pessoas possui um estilo de vida muito consumista, o que implica diretamente na forma como administram o seu dinheiro. A melhor dica para eliminar esse mau hábito é, portanto, fazer uma lista com todos os seus gastos e, em seguida, retirar aqueles que são desnecessários para a sua vida. Isso não significa viver sem conforto!

Uma ideia de evitar gastos desnecessários é escolher trocar de banco, por exemplo. Se existem possibilidades digitais que não te cobram tarifas, por que continuar com a instituição que te desconta R$50 por mês, simplesmente para você ter uma conta corrente?

Atitudes como esta podem, portanto, fazer com que você administre melhor o seu próprio dinheiro!

Gostou das nossas dicas sobre de Educação Financeira e de como administrar seu dinheiro? Lembre-se que todo mundo possui o seu próprio ritmo, alguns conseguem ser mais ágeis do que outros nesse caso, mas não deixe que isso te impeça de ter uma vida financeira saudável.

(Fonte: Guia do Ex-Negativado)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

 

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...